O ISQ acaba de ganhar um contracto para a F4E (Fusion for Energy), um organismo da União Europeia cuja missão é cooperar com a indústria e entidades de investigação no desenvolvimento e fabrico de componentes de ponta para o projecto de energia de fusão ITER, «o maior investimento científico da actualidade».
O contrato de 2.700,000.00€ tem a duração de quatros anos e irá arrancar em Dezembro próximo, sendo que o ISQ vai assegurar vários dos ensaios especiais. «Esta é a prova que a indústria portuguesa é, hoje em dia, uma referência a nível internacional e consegue disputar em pé de igualdade grandes projectos onde concorrem os melhores do mundo”, refere José Figueira, Administrador do ISQ.
O projeto ITER é uma experiência destinada a atingir a próxima fase na evolução da energia nuclear, como meio de gerar electricidade isenta de emissões. «Em condições laboratoriais, são reproduzidas as reacções de fusão nuclear que ocorrem no interior das estrelas (ex: sol), num processo denominado nucleossíntese estelar, podendo vir a ser uma das tecnologias do futuro para a geração de energia eléctrica renovável, limpa e mais barata», acrescenta José Figueira.
O ISQ irá executar um conjunto de testes para validação de materiais, processos e sistemas, a temperatura ambiente e temperatura elevada, em vácuo ou atmosfera controlada, que envolverá engenharia de ensaios no fabrico de mock-ups e bancos de ensaio para apoio às atividades de engenharia para o ITER e outros projetos de fusão nuclear sob responsabilidade da F4E.