Os CTT obtiveram o 2.º lugar a nível mundial no do IPC, o Sustainability Measurement and Management System (SMMS), entre um total de 19 operadores postais de todo o mundo.
O sector postal tem o seu próprio programa de gestão ambiental desde 2008, sendo que no ano passado, em 2019, os operadores postais mundiais lançaram o Sistema de Medição e Gestão de Sustentabilidade (Sustainability Measurement and Management System – SMMS), um programa que não está apenas focado nas alterações climáticas, mas também em outras áreas, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Desta forma, o sector postal foca-se não só em ampliar os seus esforços relacionados com as alterações climáticas, mas também com outras seis áreas de intervenção, nomeadamente, a saúde e segurança, a aprendizagem e desenvolvimento, a eficiência de recursos, a qualidade do ar, a economia circular e as compras sustentáveis.
Este ranking reflecte o nível de proficiência dos CTT nestas 7 áreas de intervenção em matéria de sustentabilidade. «Os CTT posicionaram-se acima da média sectorial em todas as 7 áreas de intervenção, reforçando o empenho dos CTT para com o compromisso em termos de matéria de sustentabilidade», avança a empresa.
Desde 2008 que os CTT reduziram as emissões carbónicas direta em 68%, «superando consideravelmente a meta de redução de 20% até 2020»; 85% dos resíduos foram separados para reciclagem, no ano de 2019; e desde 2016, a aquisição de 100% de energia eléctrica é proveniente de fontes renováveis.
São 19 os operadores postais que participam neste programa, os CTT, An Post, Austrian Post, Australian Postal Corp, Bpost, Correos, Deutsche Post DHL Group, Le Groupe La Poste, New Zealand Post Group, Post Luxembourg, Poste Italiane, Posten Norge, Posti, PostNL, PostNord, Royal Mail Group, South African Post Office, Swiss Post e United States Postal Service.