O Lidl desafiou, através do projecto “Da Minha Terra”, os pequenos produtores nacionais e regionais nas áreas da Charcutaria, Queijos, Doces e Bolos Secos, a apresentarem as suas empresas, até ao próximo dia 31 de Outubro, abrindo um canal directo para que mais produtos locais possam estar à venda nas lojas da cadeia.
O retalhista trabalha actualmente com 240 fornecedores nacionais e disponibiliza cerca de 860 produtos portugueses no seu sortido, pretendendo fazer crescer esses números para apoiar a produção nacional.
A empresa explica que: «O apoio à produção nacional é uma das prioridades do Lidl, que ao longo dos anos tem vindo a intensificar o seu compromisso apostando num trabalho de proximidade e relações de verdadeira parceria com produtores e fornecedores portugueses.» Em 2019, o Lidl ajudou a exportar 228 produtos nacionais no valor de cerca de 150 milhões de euros, impulsionando as vendas de 85 fornecedores.
Após uma primeira avaliação das candidaturas, tendo em conta o seu potencial, os fornecedores serão convidados, em Novembro, para uma apresentação mais personalizada dos seus produtos, num ‘pitch’ que poderá ser presencial ou digital, em função do contexto de pandemia.
Depois de avaliadas as propostas recebidas, serão eleitos os vencedores, que passam a ter os seus produtos à venda em pelo menos 50 lojas Lidl – a nível regional ou nacional, dependendo da capacidade de fornecimento do produtor – já no próximo ano.
Os produtores candidatos terão de possuir uma certificação de qualidade mínima HACCP (entre outras que tenham), identificar produtos com certificação DOP, IGP, ETG, entre outros, identificar se são empresa com Selo PME e qual a % de matéria prima nacional no produto.