Mais de um milhão de embalagens de bebidas em plástico, a uma média diária de 9.561 unidades, foram entregues nas máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, para serem recicladas e darem origem a novas garrafas, entre 13 de Março e 30 de Junho de 2020. Este é o resultado de três meses do projecto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!”.
Até ao final de Junho foram devolvidas 1 051 871 garrafas de plástico, que totalizam cerca de 28 toneladas de plástico PET, que será encaminhado para reciclagem para incorporação em novas garrafas. Do total de embalagens de bebidas em plástico devolvidas nas grandes superfícies aderentes ao projecto-piloto, 71% das embalagens tinham capacidade acima de 0,5 litros e até 2 litros. O valor acumulado de garrafas de plástico devolvidas em Junho representa um aumento de 65% comparativamente ao valor acumulado até Maio.
Esta iniciativa que abrange um conjunto de 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, localizadas em Portugal Continental, é gerida por um consórcio constituído pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e tem como objectivo incentivar os cidadãos a adoptarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas.
O Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Acção Climática, através do aviso n.º 12599/2019, de 23 de Julho, financia a 100% este projecto piloto, num montante de 1 665 000 euros. «Este é um projecto muito importante para preparar a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, que deverá suceder a este sistema de incentivo a partir de 2022», segundo comunicado.