A partir do próximo dia 11 de Abril, a Transinsular, empresa do Grupo ETE, retoma as ligações marítimas directas para Cabo Verde, com escala a partir de Lisboa. O transporte internacional de carga é assegurado pelo novo serviço Cabo Verde Expresso, que inclui o transporte marítimo regular de carga geral e contentorizada (seca e frigorífica).
Através deste serviço, a Transinsular «assegura novamente em primeira mão a saída de carga de Lisboa-Leixões para Praia Mindelo (sem transbordo), garantindo o melhor transit-time do mercado», diz a empresa. «A Transinsular oferece ligações directas e regulares entre Lisboa- Leixões-Praia-Mindelo, e para Palmeira e Sal Rei através do serviço Atobá, com frequência a cada 15 dias, detendo agências próprias nestes quatro portos.»
Matthieu Roger, CEO da Transinsular explica que se trata de «uma oportunidade de consolidar ainda mais a nossa posição como o parceiro certo para a exportação e importação de produtos para aquele arquipélago. O facto da Transinsular deter também a conexão deste serviço internacional com o serviço nacional de carga regular no arquipélago (Atobá Interilhas), permite a rotação de mercadorias de forma inversa, mantendo o nível de exportação do país – sobretudo de peixe – para a Europa, e ainda garantir o seu acesso e ligação a outros mercados como Espanha e o Norte da Europa.»