A thyssenkrupp Elevator inaugurou o seu primeiro armazém totalmente tecnológico e inteligente para distribuição de peças, destinado à manutenção dos elevadores. Localizado em Madrid, este armazém pretende melhorar o serviço prestado aos clientes em Portugal, Espanha e Itália.
A empresa adianta que este passa a ser o ponto estratégico para a gestão total da disponibilidade dos materiais, «ao mesmo tempo que optimiza o serviço logístico graças à análise e processamento de dados recolhidos em tempo real». Esta análise inteligente dos dados vai ajudar a alcançar os mesmos resultados logísticos em menos 30% do tempo, quando comparado com os armazéns tradicionais.
O novo armazém da thyssenkrupp tem um total de 6,853 m², dos quais 6,253 m² de armazém e 500 m² de escritórios. Disponíveis para os técnicos estão um total de 9,800 peças diferentes e outros componentes essenciais ao serviço de manutenção. No total, este armazém tem a capacidade para gerir mais de 1,400,000 pedidos por dia, o que representa um aumento de 400% em comparação com o armazém antigo. Este projecto teve um investimento total de 3.5 milhões de euros.
Sobre este investimento, a thyssenkrupp, explica que pretende providenciar «uma solução simples, mas eficaz, de modo a minimizar os tempos de paragem dos elevadores, disponibilizando um serviço 24h para distribuição de peças». Como resultado, é possível poupar 10% por ano das deslocações feitas pelos técnicos para recolha dos componentes entre serviços. Adicionalmente, vai ser possível poupar 20% no tempo de espera do cliente para que o elevador fique novamente operacional.
Armazém inteligente conectado à tecnologia MAX
De modo a acelerar o processo de encomendas de peças, o novo armazém da thyssenkrupp está conectado à tecnologia MAX. Este sistema de manutenção predictiva da thyssenkrupp já está instalado em mais de 120,000 elevadores a nível global. Os dados são recolhidos em tempo real através de sensores instalados nos elevadores e são enviados para uma “cloud” onde são analisados por um sistema de inteligência artificial. «Esta tecnologia beneficia o cliente final, uma vez que desta forma é possível antecipar que componentes do elevador precisam de ser substituídas ainda antes destes falharem», salienta a empresa.
Devido a esta antecipação, a informação recolhida é analisada de modo a permitir um planeamento inteligente dos pedidos no novo armazém.
Aposta na sustentabilidade
Este novo projecto visa ainda reduzir o impacto ambiental e promover uma cadeia de valor mais sustentável. «De acordo com o Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas, cerca de 5,5% do total de emissões de gases com efeito estufa estão relacionadas com as actividades logísticas».
Com este novo armazém, a thyssenkrupp diz tornar-se «mais eficiente ao reduzir deslocações desnecessárias por parte dos técnicos para recolha de materiais, poupando até 64 toneladas de CO2, o equivalente a uma poupança de 400,000 km por ano, ou seja, o necessário para se realizarem 30 voltas ao planeta Terra». O compromisso ambiental está também patente na substituição de todas as embalagens das peças por materiais recicláveis.