A DHL Express aliou-se à EHang, dedicada a veículos aéreos inteligentes, para lançarem uma solução de entrega com drones, totalmente automatizada e inteligente, «a fim de enfrentar os desafios das entregas last mile nas áreas urbanas da China. A DHL torna-se assim a primeira empresa de transporte expresso internacional a disponibilizar este serviço na China.
Wu Dongming, CEO da DHL Express, explica que: “Este é um momento emocionante para o setor de logística, com o crescimento contínuo da economia chinesa e do comércio transfronteiriço, particularmente no sul da China e na região da Greater Bay Area, que recebe cada vez mais PMEs e startups. Isto significa que há um enorme volume de necessidades logísticas, o que, por sua vez, cria novas oportunidades para implementar soluções inovadoras que podem impulsionar continuamente o crescimento com maior eficiência, sustentabilidade e menor custo”.
A nova rota personalizada, criada exclusivamente para um cliente da DHL, cobre uma distância de aproximadamente oito quilómetros entre as instalações do cliente e o centro de serviços da DHL em Liaobu, Dongguan, província de Guangdong. Segundo comunicado «a redução do tempo de entregas via unidirecional de 40 minutos para apenas oito minutos possibilita uma poupança até 80% nos custos por envio, bem como a redução do consumo de energia e pegada de carbono em comparação com o transporte rodoviário».
Com oito hélices em quatro braços, o drone EHang Falcon, foi projetado com vários sistemas redundantes para backup completo e módulos para controlo de voos inteligentes e seguros. As suas características incluem decolagem e pouso vertical, GPS de máxima precisão e identificação visual, planeamento inteligente da trajetória de voo, totalmente automatizado e conexão e programação da rede em tempo real. Os drones podem transportar até 5 kg de carga por voo, descolam e aterram em gabinetes inteligentes que foram desenvolvidos especificamente para o carregamento e o descarregamento totalmente autónomo do envio. Os gabinetes inteligentes conectam-se a processos automatizados, incluindo triagem, digitalização e armazenamento de correio expresso, e apresentam funções de alta tecnologia, como reconhecimento facial e digitalização de identidade.
A DHL avança que esta solução aumentará a capacidade de entrega da empresa e «criará uma nova experiência do cliente no setor de logística, abrindo ainda mais oportunidades para crescimento sustentável e maior contribuição económica».