A Luís Simões arrancou com a construção de soluções automatizadas numa das três naves que compõem o novo Centro de Operações Logísticas, em Guadalajara, com inauguração prevista para este mês de Fevereiro.
A Nave A terá uma capacidade total de armazenagem de 86.500 lugares de paletes (75.500 em temperatura ambiente e 11.000 para produtos refrigerados) e 1.800 de picking, na área destinada ao automatismo. O sistema vai gerir de forma simultânea um fluxo, em hora de ponta, de 540 paletes de entrada e 440 paletes de saída.
O armazém de picking está equipado com 10 transelevadores, suspensos a 20 metros de altura por cima das estanterias. A empresa explica que «este design permite a utilização do solo para operações logísticas realizadas por operadores no nível mais baixo, circulação de empilhadores e RGVs, combinando operações de armazenamento, picking e copacking». Adianta quinda que: «As características destas instalações vão permitir um processo de preparação de pedidos muito mais rápido e um armazenamento mais compacto e denso.»