A Autoridade do Porto de Roterdão desenvolveu uma nova plataforma Internet of Things. A primeira aplicação para hydro / meteo foi recentemente colocada em operação para levar a «segurança e a eficiência um pouco mais longe». O sistema utiliza uma extensa rede de sensores para fornecer dados precisos e actualizados relativos à água e meteorológicos, particularmente para o planeamento e gestão da navegação.
A construção da plataforma IoT foi anunciada há um ano pelos parceiros do porto IBM, Cisco, Esri e Axians, e agora foi entregue sob a direcção da Autoridade Portuária. «É um passo fantástico no desenvolvimento de Roterdão como o porto mais inteligente», afirmou Ronald Paul, director de operações da Autoridade Portuária. «Tão importante, no entanto, é que a plataforma baseada na cloud e as informações geradas em tempo real, que incluem dados de infraestrutura, água e condições meteorológicas, vão-nos permitir melhorar ainda mais os processos críticos no serviço aos nossos clientes.”
Dados hiper-precisos
Os blocos de construção genéricos agora implementados oferecem ao Porto de Roterdão uma base segura e confiável para inovação rápida com acesso às mais recentes tecnologias, incluindo (edge computing) computação descentralizada, análise em tempo real, inteligência artificial, dados hiper-precisos e blockchain. «Isto relevante, uma vez que a área portuária está sempre em desenvolvimento, com as novas infraestruturas físicas a terem uma maior interacção digital.» Por exemplo, sensores incorporados em paredes de cais, vias navegáveis, estradas e sinais de trânsito a gerarem dados de medição contínuos e podendo comunicar com outros sistemas autónomos, vai permitir facilitar o transporte autónomo no Porto de Roterdão no futuro.
A prova de fogo da plataforma IoT foi a conclusão da aplicação hidro / meteo. É a primeira vez que a plataforma IoT genérica é usada para um aplicativo de missão crítica. «Naturalmente, isso implicava satisfazer os mais altos requisitos de segurança, confiabilidade e padronização. A aplicação é realmente essencial no suporte à decisão para permitir gerir a navegação de forma segura e eficiente».
44 sensores
O sistema hidro / meteo fornecido obtém dados de altura da maré, corrente das marés, salinidade, velocidade do vento, direcção do vento e visibilidade através de uma combinação de 44 sensores instalados no porto, o que permite obter diversos modelos de previsão, dados do Rijkswaterstaat e cálculos astronómicos. Isto permite que o aplicativo contribua para reduções de tempo de espera e para a optimização dos tempos de atracagem, carga / descarga e partida. A tecnologia permite, por exemplo, prever com mais precisão o melhor momento para atracar e partir, dependendo das condições de maré, garantindo, simultaneamente, o carregamento máximo de cargas.
Os utilizadores do sistema hidro / meteo incluem o Serviço de Pilotagem, o Rijkswaterstaat, o DCMR e vários departamentos dentro da Autoridade Portuária. «Espera-se que o número de utilizadores aumente ainda mais. O uso de padrões globais e standards abertos significa que nunca foi tão fácil para que as entidades externas se se possam conectar acedendo a estes dados em tempo real». A plataforma já está a processar cerca de 1,2 milhão de dados diariamente para utilização em modelos, sistemas e / ou pelos utilizadores.