A CEVA Logistics e a Goodpack, que opera o maior parque de Contentores Intermédios para mercadorias a Granel (IBC) do mundo, firmaram uma aliança estratégica, com o intuito de disponibilizar «digitalização avançada e soluções inovadoras» para a indústria de pneumáticos. Como parte desta nova aliança, as duas empresas desenvolveram o TYRECUBE™, um contentor inteligente retornável para pneumáticos com recurso de compilação de dados e sistema de rastreamento de remessas track and trace.
Com a introdução do TYRECUBE, a CEVA Logistics e a Goodpack pretendem colaborar para o desenvolvimento de estratégias e serviços para transporte e armazenamento eficiente e seguro de pneumáticos em toda a Ásia, América do Norte, Europa e Austrália.
O TYRECUBE é um contentor patenteado desmontável e empilhável, que proporciona um «método inovador» para o transporte de pneumáticos em todo o mundo. «Com a simplificação dos movimentos complicados caracterizados por ciclos curtos pedido-entrega, as equipes esperam entregar valor mensurável para a indústria global de pneumáticos. Tradicionalmente, a carga solta de pneumáticos é um processo que visa muito trabalho físico e processo manual, com automação mínima e pouca visibilidade», segundo comunicado. O TYRECUBE, como módulo de transporte e armazenamento, evita a carga solta e oferece «melhor proteção» para os pneumáticos, sendo que funciona para cerca de 90% dos diferentes tipos de pneumáticos.
Xavier Urbain, CEO da CEVA Logistics, refere que esta é uma oportunidade «de revolucionar este processo tradicional com a introdução de uma única unidade comum de contentor para movimentação em toda a cadeia de abastecimento, o que melhorará significativamente a eficiência dos processos, proteção e visibilidade do produto. Também Eric Grégoire, CEO da Goodpack, fala na «importância desta união de competências», na inovação da indústria de pneumáticos. «Isto permite abordarmos alguns dos seus maiores problemas, tais como qualidade, rastreabilidade, higiene e ergonomia no local de trabalho, e tudo isso a um custo mais baixo», conclui.