A XPO Logistics anunciou que vai implementar 5000 robots inteligentes nos seus centros logísticos da América do Norte e na Europa. Estes robots concebidos colaborativos, servirão de apoio aos funcionários da XPO, com o intuito a melhorar produtividade dos trabalhadores e acelerar a distribuição.
Bradley Jacobs, CEO da XPO Logistics, explica que estes 5000 robots colaborativos permitirão que as operações logísticas sejam mais seguras e produtivas no que diz respeito à preparação das encomendas, ao acondicionamento e à classificação. Trata-se de um «passo importante» para os clientes da empresa, especialmente nos sectores do comércio electrónico e da distribuição omnicanal, onde «a rapidez e a precisão das encomendas são elementos fulcrais para competir no mercado».
Os robots autónomos são parte integrante de um sistema modular de picking individual e personalizado de mercadorias, que também inclui estantes móveis para o armazenamento e espaços reservados à preparação de encomendas. Cada robot pode mover uma carga de aproximadamente 450 a 1.500 kg de peso, levando-a até ao espaço onde se encontra um funcionário podendo gerir até 48 encomendas em simultâneo. Todo o processo é controlado pelo sistema de gestão de armazéns de que a XPO Logistics é proprietária. Esta solução permite fazer a gestão de entregas no mesmo dia e, no dia seguinte, «encurtar os tempos de envio e ajudar os trabalhadores a minimizarem o tempo nas distâncias percorridas e os erros manuais».
Este projecto enquadra-se no investimento de 450 milhões de dólares em tecnologia prevista pela empresa para este ano. De salientar outras inovações levadas a cabo pela empresa como a XPO Direct, a rede de distribuição de espaço compartilhado, a integração de voz com a Amazon Echo e a Google Home para realizar o seguimento das entregas dos produtos volumosos ao cliente final e a XPO Connect, uma bolsa de cargas digital com infra-estrutura multimodal.