Barilla reforça parceria com a CHEP para reduzir a emissão de 3700 toneladas de CO2

A CHEP estabeleceu um acordo com a Barilla, o maior produtor de massas alimentícias do mundo, com sede em Parma, Itália. Com este acordo a Barilla irá converter a maioria dos seus fluxos domésticos de paletes em Itália para paletes reutilizáveis da CHEP, reforçando o “compromisso de ambas as empresas para com a sustentabilidade e excelência operacional”.

“O nosso compromisso com a sustentabilidade e excelência operacional orienta cada decisão que tomamos”, afirma Roberto Magnani, Vice-Presidente de Logística da Barilla. “As credenciais de sustentabilidade, os padrões de alta qualidade e as inovadoras soluções digitais da CHEP estão em sintonia perfeita com o nosso compromisso no sentido de reduzir os resíduos, otimizar a logística e garantir a segurança dos produtos. Esta colaboração representa um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável para a Barilla e para as comunidades que servimos.”

Converter estes fluxos de paletes para plataformas reutilizáveis da CHEP irá ajudar a Barilla a atingir um conjunto de poupanças ambientais por ano: Mais de 290 toneladas de resíduos, o equivalente a cerca de 70 camiões; 3700 toneladas de emissões de CO2, o equivalente a 84 viagens de camião à volta do mundo e 3100 m3 de consumo de madeira, o equivalente a 3000 árvores.

Para além das poupanças ambientais, este novo acordo também irá permitir à empresa beneficiar de uma maior disponibilidade de paletes, de níveis de serviço ideais e de gestão completa da cadeia de abastecimento oferecida pela CHEP. Além disso, o diagnóstico de vanguarda da cadeia de abastecimento da CHEP, bem como as suas capacidades digitais, irão oferecer à Barilla informações mais profundas sobre a sua cadeia de abastecimento, possibilitando melhorias, eliminação de resíduos e inovação contínua.

A parceria entre a CHEP e a Barilla começou em 2009, em Itália, e expandiu-se para a Europa em 2018. O acordo de hoje irá assistir à conversão da maioria dos fluxos restantes para paletes CHEP a partir de fevereiro de 2025, esperando-se que fique concluída a transição no espaço de oito meses. Esta ação estratégica irá permitir à Barilla focar-se no seu negócio ao mesmo tempo que usufrui da experiência da CHEP em gestão de paletes.

Luca Rossi, Vice-President, European Key Accounts na CHEP, afirma que “a decisão da Barilla de mudar para paletes CHEP apoia o “pooling” de paletes como a solução preferencial para uma gestão de paletes sustentável, eficiente e rentável, especialmente em cadeias de abastecimento complexas. Este acordo não só sublinha o forte relacionamento e confiança que construímos com a Barilla ao longo dos anos, como também destaca o desempenho resiliente que disponibilizamos no negócio deles, abrindo caminho para mais colaboração em áreas como a inovação digital, otimização de transportes, sustentabilidade e eficiência de custos, garantindo que continuamos a criar valor juntos.”

Written by