A Kyndryl, fornecedor mundial de serviços de infraestruturas de TI, ficará responsável pela transformação e modernização do PORTIC, o PCS (Port Communisty System) do Porto de Barcelona. Como resultado, a operação de um dos principais hubs logísticos do sul da Europa e do Mediterrâneo realiza-se numa plataforma tecnológica de última geração, “com grande capacidade e velocidade de processamento gerida pela Kyndryl”.
Os portos realizam a gestão de toda a sua operação crítica através dos Port Community System, plataformas tecnológicas onde se gerem as escalas e serviços dos navios, dos abastecimentos (água, eletricidade, combustíveis), a recolha de resíduos, gruas, hangares, transportadores e terminais, mercadorias perigosas, etc. Estas plataformas agilizam e automatizam os processos de troca de informação entre os diferentes atores da comunidade portuária, com mais de 400 e-mails por minuto, permitindo a comunicação e conetividade com um centro único e de forma “segura”.
Devido ao aumento do tráfego marítimo e as maiores necessidades de inovação e sustentabilidade, o Porto de Barcelona decidiu empreender um projeto ambicioso de transformação tecnológica, que vai permitir uma maior eficiência e flexibilidade e permitirá também ser mais sustentável com o meio ambiente e garantir maiores medidas de cibersegurança e disaster recovery. A Kyndryl foi a responsável por liderar e executar este projeto.
“Para a renovação da tecnologia hardware, a APB e a Kyndryl escolheram a tecnologia Enterprise Linux Server, LinuxOne, que conta com o processador mais rápido do mercado e mais eficiente em termos de custos, tanto económicos como energéticos, o que permitirá poupanças importantes e a eliminação de mais de 175 toneladas métricas de emissões de CO2 durante os próximos 5 anos, o que equivale às emissões de um automóvel numa viagem de 181.335 quilómetros”, segundo comunicado.
Por outro lado, para a renovação da tecnologia software, o Porto de Barcelona e a Kyndryl escolheram a plataforma Red Hat Openshift Container Platform (OCP), de código aberto e que permite uma “grande variedade de linguagens de programação e de serviços”, desde estruturas de rede, bases de dados ou ligações, até conexões móveis e back-ends externos. “Os principais benefícios são a aceleração da entrega de aplicações que assegurarão a comunicação entre as diferentes organizações que participam na cadeia logística do tráfego portuário: autoridades, destinatários, empresas de navegação e terminais, entre outros. “
A migração para um novo centro de processamento de dados de alta segurança ficou completa com a instalação de um segundo centro de dados de apoio que melhora a eficiência e assegura a continuidade do negócio face a eventos imprevistos, em caso de indisponibilidade dos serviços, assegurando um arranque em menos de duas horas, sem a perda de dados, e que também está dotado de serviços avançados de administração, monitorização e de cibersegurança. O risco de ameaças à segurança da rede também foi reduzido.
“A nossa parceria com a Kyndryl está a ser fundamental para sustentar o posicionamento e a competitividade do Porto de Barcelona. O conhecimento tecnológico e de negócio das suas equipas fez com que, hoje, o PORTIC esteja a ser executado numa infraestrutura mais ágil e moderna, com um rendimento e capacidade muito superior, e com as máximas garantias em escalabilidade e cibersegurança”, afirma David Serral, CIO do Porto de Barcelona.
“Estamos muito satisfeitos por estar a ajudar o Porto de Barcelona no seu processo de transformação digital, aproveitando as vantagens de uma plataforma mainframe moderna. As capacidades dos nossos especialistas e a sua experiência em ambientes de missão crítica, garantem que esta entidade portuária disponha de uma infraestrutura que permitirá crescer e aproveitar as futuras inovações de TI na melhoria das suas operações por forma a serem cada vez mais eficientes no importante papel logístico que desempenha na nossa sociedade”, destaca David Soto, presidente da Kyndryl Portugal e Espanha.
“A modernização do nosso Port Community System está englobada no IV Plano Estratégico 2021-2025 do Porto de Barcelona e dá resposta às exigências da Comunidade Portuária de ter uma plataforma com mais capacidade e serviços de valor acrescentado. Nos próximos meses, o PORTIC Barcelona irá incluir novos profissionais na sua equipa, dispondo de mais recursos para aproveitar as novas competências técnicas que oferece a plataforma e ajudando a manter o Porto de Barcelona como um dos portos mais inovadores da Europa na automatização e digitalização de processos documentais”, explica Javier Gallardo, diretor geral da PORTIC.
A transformação, que se completou em menos de um ano, destacou-se pela sua complexidade técnica, bem como com a necessidade da operacionalidade 24×7 de todos os sistemas do Porto de Barcelona. Para o conseguir, a Kyndryl colocou à disposição do cliente os seus amplos conhecimentos nas áreas de Core Enterprise, ADAI e Ciber-resiliência. Adicionalmente e a partir de agora, a entidade portuária poderá aproveitar as vantagens dos últimos avanços tecnológicos em campos como a inteligência artificial, a tecnologia cloud ou redes 5G, e estar assim preparada para enfrentar futuros desafios, como alterações normativas ou a inovação nos seus processos de negócio.