Primeiro serviço de entrega sem condutor na Suíça inicia a sua fase de testes

A Migros, maior retalhista da Suíça, a startup suíça LOXO e a Schindler estão a testar conjuntamente um serviço de entrega revolucionário chamado “Migronomous”. O veículo sem condutor, com motor elétrico, foi desenvolvido na Suíça e está agora a entregar produtos alimentares entre a loja Migros e o campus Schindler em Ebikon. Esta é a primeira vez que um serviço de entrega tão inovador foi implementado nas estradas suíças.

O maior retalhista Suíço e a Schindler estão a testar um veículo de entrega sem condutor construído pela LOXO. O projeto piloto teve início a 8 de fevereiro de 2023. O “Migronomous – powered by LOXO” permite que os funcionários da Schindler possam fazer encomendas online com à loja mais próxima da Migros. Os empregados da Migros Mall of Switzerland em Ebikon abastecem o veículo autónomo de entrega com os produtos encomendados, que depois percorre os 500 metros até às instalações da Schindler de forma autónoma a uma velocidade máxima de 30 km/h. Os empregados da Schindler simplesmente abrem a caixa contendo a sua encomenda com um código e recolhem as suas compras.

O veículo circula de segunda a sexta-feira entre a loja Migros e a Schindler. “Estamos muito interessados em combinar a mobilidade vertical com opções inovadoras de transporte sem condutor. Soluções de transporte relacionadas podem tornar as cidades mais habitáveis e sustentáveis e dar um contributo decisivo para a descarbonização”, explica Christian Studer, Director de Novas Tecnologias da Schindler.

 

Inovador, sem emissões e suíço
O serviço de entrega sem condutor é possibilitado por sensores instalados no veículo que detetam constantemente o ambiente circundante do veículo, os transeuntes, o trânsito e a sinalização rodoviária. O veículo está equipado com um motor elétrico sem emissões. O LOXO Alpha pode transportar até 64 sacos de compras. “Isto tem um enorme potencial para reduzir o tráfego privado nas estradas suíças, uma vez que os clientes deixarão de levar os seus carros às compras”, diz Lara Amini, co-fundadora do LOXO. O “LOXO Alpha” foi concebido e construído inteiramente por engenheiros na Suíça. É o primeiro veículo de entrega sem condutor a operar em estradas públicas na Suíça.

Para a Migros, a curva de crescimento das encomendas tem vindo a aumentar de forma constante há vários anos. O Migronomous pode desempenhar um papel crucial na área da entrega a pedido. “A Migros percebeu rapidamente que, como maior retalhista suíço, tinha de desempenhar um papel ativo neste projeto pioneiro. Um serviço de entregas sem condutor encaixa perfeitamente no nosso espírito visionário”, confirma Rainer Deutschmann, chefe do departamento de Segurança e Trânsito. “Podemos facilmente imaginar que o serviço de entrega sem condutor irá um dia complementar a nossa frota de transportes existente”.

A sustentabilidade no transporte tem sido desde há vários anos uma das principais preocupações da Migros. O retalhista confia numa estratégia multitecnológica para uma redução das emissões de CO2. Isto significa que uma parte cada vez maior dos vários modos de propulsão com baixas emissões de CO2 – camiões com motores elétricos, biogás e propulsão a hidrogénio – será implementada no transporte rodoviário.

Written by