A Ford Otosan anunciou um acordo com a Ford Motor Company e a Ford Capital B.V. para a aquisição da fábrica da Ford em Craiova, na Roménia. Depois de ter anunciado no ano passado o incremento da capacidade de produção da fábrica em Kocaeli, na Turquia, para 650.000 veículos, a Ford Otosan passa a ter uma capacidade instalada anual adicional de 250.000 veículos com a aquisição da fábrica de Craiova.
No total, a Ford Otosan terá uma capacidade de produção de mais de 900.000 veículos e empregará mais de 20.000 pessoas, tornando-se numa fabricante com quatro fábricas presente em dois países, que produzem as versões ICE (veículos com motores movidos a combustão) e BEV (veículos elétricos alimentados a bateria) dos modelos Transit, Transit Courier, Puma, Ford Trucks e Rakun.
A Ford Otosan pagará 575 milhões de euros pela compra de todas as ações entre 2022 e 2028, e ainda um valor adicional de 140 milhões de euros em 2028 sujeito à utilização da capacidade da fábrica na Roménia entre 2028-2034. A conclusão da transação está prevista para o terceiro trimestre de 2022, estando dependente do cumprimento das condições do acordo e da aprovação das autoridades reguladoras.
Atualmente, a fábrica de Craiova fabrica os veículos de passageiros Puma e EcoSport e motores 1.0 EcoBoost. Com esta aquisição, a produção do EcoSport será descontinuada na Roménia até ao final deste ano e a produção do Puma continuará com a adição de uma versão totalmente elétrica em 2024. A próxima geração do modelo Courier, projetada pela Ford Otosan, será produzida na fábrica de Craiova e terá uma versão van – Transit Courier – e uma versão kombi – Tourneo Courier. As versões dos motores de combustão interna da próxima geração do Courier serão produzidas na fábrica de Craiova em 2023, seguidas pelas versões totalmente elétricas em 2024.
Sobre esta aquisição, Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, afirma que “é com grande entusiasmo que recebemos estas notícias do nosso fabricante Ford Otosan, é a consolidação do projeto de expansão para a Europa. Nestes tempos tão atípicos, estas boas notícias são a melhor energia que podemos receber para continuar a fazer crescer a nossa marca Ford Trucks”.