Os CTT passaram a operar com dois ‘hubs’ totalmente eléctricos em Lisboa. Nestes Centros de Entrega – Junqueira e Arroios – a actividade regular passou a ser totalmente efectuada sem emissão de poluentes. É objectivo dos CTT expandiram este projecto para outros centros da empresa.
Para 2022, com a chegada de mais 73 veículos eléctricos, são estimados cerca de 1,5 milhões de quilómetros puramente eléctricos e 320 toneladas de CO2 evitadas. Estes veículos, da marca Peugeot, têm uma bateria 50 kWh e uma autonomia prevista de 200 quilómetros.
Os veículos recém-chegados serão distribuídos por vários centros de entrega, o que permite aos CTT a expansão da sua frota alternativa, que passa a contar assim com mais de 400 veículos movidos a electricidade, dos quais cerca de 20 híbridos. Os CTT anunciaram ainda a encomenda de 82 motociclos para distribuição com zero emissões.
Em matéria de sustentabilidade, os CTT foram distinguidos com nível mais elevado de Liderança, na vertente das Alterações Climáticas, com a pontuação A-, pelo rating CDP – Carbon Disclosure Project 2021, um índice do mercado de capitais que é o principal rating de sustentabilidade energética e carbónica a nível mundial.
Também no programa setorial do International Post Corporation (IPC), denomidado Sustainabilty Measurement and Management System (SMMS), os CTT atingiram, este ano, o 4º lugar entre os maiores 20 operadores postais a nível mundial. Esta distinção reconhece as melhorias alcançadas pelos CTT em todas as áreas de análise, face ao ano anterior, tendo o IPC destacado, como pontos positivos, o desempenho dos CTT na aquisição de 100% de electricidade proveniente de fontes renováveis e a «elevada taxa» de reciclagem dos resíduos produzidos nos seus edifícios.