A Mango, insígnia de moda, iniciou as obras de ampliação do seu centro logístico em Lliçà d’Amunt (Barcelona). Esta ampliação de 90.000 m2 permitirá à companhia reduzir em 25% os custos de preparação do seu canal online. Num investimento de 35 milhões de euros, as novas instalações têm como objectivo dar resposta às necessidades crescentes da logística do e-commerce (com possibilidade de enviar pedidos directamente ao cliente final), dotar de maior capacidade e agilidade a zona de expedição e dar suporte às suas novas linhas de negócio.
Espera-se que o novo edifício inicie parte das operações durante o segundo semestre de 2022 e que esteja totalmente operacional na vertente omnicanal em 2023.
Toni Ruiz, CEO de Mango explica que «o incremento que estamos a viver no e-commerce confirma que projectar esta expansão foi uma decisão acertada, pois facilitará a automação de certas tarefas para entregar o volume esperado. Manter os investimentos em projetos estratégicos que nos permitam antecipar as necessidades futuras e ser mais competitivos é uma prioridade para a empresa». O responsável adianta também que: «Com a ampliação conseguiremos dotar o centro com um carácter totalmente omnicanal aproveitando as instalações actuais e complementando-as com soluções mais específicas para o e-commerce».
A expansão inclui a incorporação de novos automatismos que complementam as funcionalidades actuais do centro. Neste sentido, o armazém contará com um classificador (pouch sorter) que permitirá o sequenciamento dos pedidos e automatizará a gestão das devoluções. Contará também com robots móveis autónomos (AMR) destinados à movimentação interna do centro, bem como com um classificador (shipping sorter) para gerir remessas. Com as novas instalações, o centro de logística aumentará a sua capacidade de manuseamento de peças de vestuário em até 10.000 peças por hora. No total, terá capacidade para 85.000 peças / h.
O novo edifício contará com a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura para além de postos de recarga para veículos eléctricos.
Actualmente o Centro Logístico centraliza a distribuição a mais de 2.200 lojas que a Mango detém em mais de 110 países. Também reabastece os 11 armazéns de negócios online que a Mango tem em todo o mundo.