A Auto Sueco, empresa do grupo Nors apresentou ao mercado português, quatro novos camiões Volvo Trucks «focados no ambiente do motorista, na segurança e na produtividade». Estes lançamentos, anunciados pela Volvo Trucks em 2020, foram adiados em Portugal devido à pandemia. Os quatro camiões pesados, Volvo FH, FH16, FM e FMX, representam cerca de dois terços das entregas da Volvo Trucks.
«Um esperado aumento crescente da procura de transportes está a colocar pressão na disponibilidade de motoristas qualificados em todo o mundo. Na Europa, por exemplo, as estimativas mostram que cerca de 20% de todos os postos de trabalho de motoristas estão vagos», adianta a empresa. Para reverter a situação, a Volvo Trucks concentrou-se no desenvolvimento de novos camiões «mais seguros, eficientes e atractivos para motoristas qualificados».
«Os motoristas que conduzem um camião de forma segura e eficiente são um activo inestimável para qualquer empresa de transportes. Um comportamento de condução responsável pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 e os custos de combustível, bem como a reduzir o risco de acidentes, lesões e paragens não programadas. Os nossos novos camiões ajudarão os motoristas a trabalhar de forma ainda mais segura e produtiva e darão aos nossos clientes argumentos mais fortes ao competir para atrair os melhores motoristas», refere Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.
Os vários modelos de camiões da gama Volvo Trucks estão disponíveis com modelos de cabinas diferentes e podem ser optimizados para uma vasta gama de aplicações.
Os novos Volvo FM e Volvo FMX têm uma cabina nova, bem como muitas das mesmas funções do display de instrumentos dos seus homólogos Volvo maiores. O volume interior foi aumentado até um metro cúbico, proporcionando maior conforto e mais espaço de trabalho. A visibilidade é agora ainda melhor devido a janelas maiores, uma linha de porta rebaixada e novos espelhos.
A área do motorista tem agora uma interface completamente nova para informações e comunicações, com o objetivo de facilitar a visualização e gestão de diferentes funções, criando menos stress e distração. O display de instrumentos é totalmente digital, com um ecrã de 12 polegadas que facilita ao motorista a escolha das informações necessárias em qualquer altura. Ao alcance fácil do motorista, existe um display lateral suplementar de 9 polegadas disponível para Infoentretenimento, navegação, informações de transporte e monitorização das câmaras. As funções podem ser controladas através de botões no volante, controlo por voz ou através do ecrã tátil e do painel de controlo do display.
Segurança e sustentabilidade
A segurança dos novos modelos foi ainda melhorada com funções como máximos adaptativos. O sistema aumenta a segurança para todos os utentes da estrada ao desativar automaticamente segmentos seleccionados dos máximos LED quando o camião se aproxima do tráfego em sentido contrário ou de outro veículo por trás.
A condução também é facilitada por um Cruise Control Adaptativo (ACC) melhorado para velocidades até 0 km/h e Cruise Control em descida que activa automaticamente os travões das rodas quando é necessária força de travagem adicional para manter uma velocidade constante em descida. A visibilidade pode ser melhorada adicionando uma câmara de canto do passageiro que permite uma visão complementar da parte lateral do camião no display lateral.
O ambiente e a economia são factores importantes para as empresas de transportes. O Volvo FH e o Volvo FM estão também disponíveis com motor GNL movido a gás Euro 6, que proporciona eficiência de combustível e desempenho ao nível dos camiões a diesel equivalentes da Volvo, mas com «um impacto ambiental muito menor». O motor a gás pode funcionar com biogás, que reduz o CO2 até 100%, ou com gás natural, que reduz as emissões de CO2 até 20% quando comparado com camiões a diesel equivalentes da Volvo. Isso está relacionado com as emissões do veículo durante a utilização.