A sociedade portuguesa Yilport Iberia anunciou o investimento em três Gruas STS (Ship-to-Shore Super Post Panamax) para o porto de Huelva o que vai permitir aumentar a capacidade do terminal e melhorar as operações portuária.
As três gruas vão permitir alargar o alcance para 20 filas ao operar com duplo elevador (capacidade máxima de elevação de 65 toneladas), além de permitir passar a receber navios maiores, de porte superior, adianta a empresa.
Este investimento permitirá à Yilport receber navios com maior capacidade – de 10,000 TEUs – quando comparados com os navios que acedem actualmente ao terminal (3,000 TEUs), bem como passar a incluir o transbordo de carga, nos serviços disponibilizados.
A chegada destas novas gruas faz parte de um plano de investimento que tem vindo a ser realizados no terminal deste porto situado no sul de Espanha, com o objectivo de posicionar o porto de Huelva «como uma referência no sector, tanto no arco atlântico como mediterrânico da Península Ibérica, dada a sua posição geográfica e a sua conectividade intermodal».
Diogo Vaz Marecos, director Geral da Yilport Iberia salienta “O terminal de Huelva tem vindo a aumentar gradualmente o seu rendimento durante os últimos anos. Todavia, estas novas gruas criam novas oportunidades e permitem o início de uma nova fase, pois com a aquisição destes equipamentos será possível optimizar os níveis de serviço das operações de contentores, aumentar a capacidade e melhorar significativamente a atractividade do porto.”
O mesmo responsável acrescenta ainda que “o interesse de navios maiores pelo porto de Huelva poderá influenciar a criação de cerca de 50 postos de trabalho indirectos”.
As 3 gruas STS foram compradas em Antuérpia e começarão a ser instaladas ainda esta semana.