Xerox sugere ferramenta de memória impressa para combater a contrafacção

Xerox sugere ferramenta de memória impressa para combater a contrafacção

12 de Janeiro de 2016

Para ajudar as empresas e os governos a garantirem uma maior e melhor segurança dos seus produtos, a Xerox sugere dois tipos diferentes de etiquetas electrónicas impressas – também conhecidas como “memória impressa” – que podem captar e armazenar informação sobre a autenticidade e estado dos produtos.

 

As memórias impressas da Xerox são compostas até 36 bits de memória regravável e têm uma capacidade de armazenamento de até 68 biliões pontos de dados.

Estas etiquetas podem, por exemplo, ser utilizadas para determinar se um produto é genuíno, permitindo acompanhar o processamento durante a distribuição.

A Xerox sugere uma outra solução – a memória Impressa com segurança encriptada – que inclui um código impresso encriptado (igual a um código de barras) na memória. Assim, este só poderá ser lido pelas equipas autorizadas, que disponham de um leitor próprio que faz ligação com uma aplicação segura para smartphone.

A combinação de memória impressa com um código impresso com segurança criptográfica “cria uma das soluções de anti-contrafacção mais seguras do mercado”. Pode ser aplicada em vários âmbitos, tais como no rastreamento, para garantir a segurança de produtos farmacêuticos, controlando taxas ou impostos de selo pelas instituições governamentais. A característica de segurança criptográfica foi desenvolvida no PARC, uma empresa do universo Xerox, sendo uma funcionalidade adicional para as etiquetas de memória impressa.

“Estas soluções permitem garantir a integridade de um produto a partir do momento em que sai da fábrica até ser entregue ao cliente. Os produtos de memória impressa oferecem uma óptima relação custo/eficiência podendo tornar-se em breve um stand de mercado”, salienta Steve Simpson, vice presidente da Xerox responsável pelo desenvolvimento desta tecnologia.

Ao contrário dos métodos tradicionais anti-contrafacção – tais como a tinta invisível, hologramas e etiquetas RFID que podem ser copiados – a Memória Impressa da Xerox garante, com segurança criptográfica, uma solução eficiente, de valor acessível e difícil de ser falsificada, pois cada etiqueta é exclusivamente encriptada.

Para a produção em larga escala, a Xerox está a trabalhar em conjunto com a empresa Norueguesa Thin Film Electronics ASA, líder no desenvolvimento e comercialização de produtos electrónicos impressos.

Written by