A X-Press Feeder Services vai passar a escalar os portos de Riga, na Letónia, e de Antuérpia, na Bélgica. Com a introdução destes portos na rota do norte da Europa, e com o objectivo de manter duas escalas por semana, foi necessário aumentar para três o número de navios adstritos ao serviço IBX. Enquanto representante do armador em Portugal, caberá à Garland Navegação o agenciamento dos porta-contentores, com uma capacidade efectiva média de 560 teus, no porto de Leixões.
Localizada no mar Báltico, Riga, é uma porta de «entrada importante» para mercadorias exportadas por Portugal com destino a Polónia, Lituânia, Letónia e Estónia. Por sua vez, o porto de Antuérpia, em Flandres, situa-se no coração da Europa, sendo acessível a diversos tipos de embarcações. É o segundo maior porto da Europa em tamanho, a seguir ao de Roterdão.
A primeira viagem iniciou-se em Roterdão no dia 29 de Novembro com o navio Iduna, que fez escala em Leixões na passada quinta-feira, 5 de Dezembro. A rotação do serviço IBX desenvolve-se da seguinte forma: Roterdão, Vigo, Leixões (Soutbound), Roterdão, Antuérpia, Riga e Roterdão (Estebound).
«Com esta abertura certamente vamos ver aumentar as exportações para Riga, assim como as importações servidas pelas Linhas Oceânicas que escalam o porto de Antuérpia e que irão utilizar a X-Press como seu fornecedor feeder para os transbordos no porto belga para Leixões», salientou Carlos Ramos, responsável por esta linha na Garland Navegação.