Volkswagen utilizará navios GNL para transporte de veículos
11 de Outubro de 2016
O grupo Volkswagen anunciou que, a partir de 2019, passará a utilizar cargueiros, movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) para o transporte marítimo de veículos.
Os dois barcos, de 200m de comprimento e 36m de largura, têm capacidade para 4.500 veículos e serão utilizados para o transporte entre a Europa e América do Norte. Ambos dispõem de um motor dual fuel de 12.600kW da MAN Diesel & Turbo, que contribui para um exaustivo tratamento das emissões.
O seu uso resultará numa diminuição de 25% das emissões de CO2 e de 30% das emissões NOx, sendo possível uma diminuição das partículas até 60%. Paralelamente, as emissões de SOx poderão ser reduzidas por completo. Neste sentido, o grupo está a estudar alternativas sustentáveis que podem combinar com as suas necessidades de transporte, não somente para o transporte de veículos, como também de material. Desde finais do ano passado, a empresa já envia material por mar desde a Turquia para a fábrica da Autoeuropa, em Palmela.
Wolfram Thomas, responsável de produção do grupo, diz que a empresa “está a assumir a sua responsabilidade com o meio ambiente” e esta não se aplica apenas aos veículos, como também à produção e logística. “Estamos a reunir todos os nossos esforços para melhorar a compatibilidade meio ambiental na logística sob a projecto Green Logistics”. No entanto, a possibilidade de substituir outras embarcações por navios GNL dependerá da disponibilidade das infra-estruturas, pelo que a empresa está a trabalhar noutros projectos que possibilitem que os seus processos logísticos sejam mais compatíveis com estes sistemas de propulsão.