A Volkswagen AG e a Ford Motor Company anunciaram a criação de uma aliança para uma melhor competitividade, inovação e serviço aos clientes, numa era de rápidas alterações na indústria. Ambas as companhias confirmaram que pretendem desenvolver veículos comerciais e pick-ups médias para os mercados globais, o mais tardar em 2022.
A aliança não envolve cedências de capital entre as duas companhias e irá «contribuir para significativas economias de escala e aumentos de eficiências, de modo a permitir que ambas as companhias partilhem investimentos em arquitecturas de veículos que proporcionem tecnologias e capacidades distintas», de acordo com comunicado.
Os acordos para os veículos comerciais e pick-ups estão direccionados para proporcionar economias de escala e aumentar a eficiência de cada empresa a partir de 2023.
A Volkswagen e a Ford assinaram ainda um memorando de entendimento para a investigação de uma colaboração em veículos autónomos, serviços de mobilidade e veículos eléctricos, e iniciaram a exploração de oportunidades. Ambas as companhias também afirmaram estar abertas a considerar programas adicionais de veículos no futuro.
Em 2018, os volumes combinados de veículos comerciais ligeiros de ambas as companhias totalizaram cerca de 1,2 milhões de unidades em todo o mundo, produção que poderá representar o maior volume colaborativo de um sector em plena ascensão no domínio da produção.
A procura por pick-ups de média dimensão e de veículos comerciais deverá crescer globalmente nos próximos 5 anos. A aliança irá permitir que as empresas partilhem custos de desenvolvimento, alavancando as suas capacidades de produção, aumentar as competências e a competitividade dos seus veículos, gerando maiores eficiências de custos, ao mesmo tempo que se mantêm distintas as características de cada marca.