A Volkswagen Autoeuropa venceu a categoria de digitalização “Digital Use Case” do Automotive Lean Production Award 2022 com a aplicação Road Test Predictor (RTP), que foi criada dentro da Plataforma de Produção Digital do Grupo Volkswagen.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu nos dias 16 e 17 de novembro, na fábrica Volkswagen Navarra, em Pamplona, durante o Congresso Automotive Lean Production 2022.
De acordo com o diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, Thomas Hegel Gunther, esta distinção premeia o desempenho das equipas da fábrica de Palmela que produzem conhecimento na área da digitalização: «É o reconhecimento do trabalho realizado pelos nossos técnicos e é uma motivação adicional para que desenvolvam projetos inovadores na gestão otimizada e digitalização na indústria automóvel.»
Na Volkswagen Autoeuropa, todos os carros produzidos são sujeitos a um teste de estrada que decorre na sua pista de testes. O principal objetivo do RTP é, com base num algoritmo de inteligência artificial, melhorar a confiabilidade da previsão e reduzir o volume de veículos em teste de estrada, mantendo o mesmo nível de qualidade. Após a fase de auditoria de superfície do veículo, é recebida uma confirmação do RTP em 40 segundos sobre se o teste de estrada deve ser realizado. Atualmente já não se realizam 10 por cento dos testes de estrada, facto que contribui para uma «significativa redução das emissões de CO2».
O Automotive Lean Award é uma iniciativa da consultora alemã Agamus Consult e da revista «Automobil Produktion».