No passado dia 31 de Março, a VGP promotora, proprietária e gestora de ativos logísticos e semi-industriais de alta qualidade, publicou o seu Relatório de Responsabilidade Corporativa de 2021, onde pormenoriza os progressos em relação às suas metas em termos de sustentabilidade.
O principal objetivo da VGP é alinhar o desempenho das suas carteiras com os objetivos do Acordo de Paris e está a trabalhar com os seus clientes, para os ajudar a desenvolver estratégias de descarbonização, caminhando para alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050.
“A sustentabilidade é um dos nossos valores fundamentais, e isso está refletido na nossa assinatura: Construir o amanhã hoje (“Building tomorow today”). Estou orgulhoso que em 2021 a VGP tenha avançado em áreas críticas como a proteção climática, a construção sustentável, e a utilização de materiais circulares, apesar do ambiente desafiante “, afirmou Jan Van Geet, CEO da VGP.
“A pandemia, os efeitos cada vez mais visíveis das alterações climáticas, e a guerra na Ucrânia, tiveram e terão implicações profundas e duradouras para as empresas e para a sociedade, tal como a conhecemos hoje. Agora, mais do que nunca, é imperativo um forte enfoque na sustentabilidade, como um fator-chave para o sucesso empresarial a longo prazo. Não devemos perder de vista o que é mais essencial para a sobrevivência do nosso planeta: a obtenção da neutralidade de carbono o mais rapidamente possível”, acrescenta o executivo.
A utilização de tecnologia de ponta e a eficiência energética são parâmetros centrais para os ativos desenvolvidos pela VGP. A empresa está empenhada em reduzir as emissões líquidas relativas de carbono, da sua carteira “em uso”, em 55% até 2030 e visa o nível de Breem Excelente ou equivalente, para a certificação sustentável dos seus parques.
O Grupo continua comprometido em alcançar a neutralidade de carbono até 2025 nas suas próprias operações, tendo por base um acordo virtual de compra de energia para os seus escritórios, alimentados a 100% por energia verde, desde 1 de Janeiro de 2022.
O ambiente social representa também um importante pilar dos esforços de sustentabilidade da VGP. O Grupo pretende trabalhar com as suas comunidades e restantes stakeholders, aproveitando os pontos fortes de cada um, para criar valor partilhado. A Fundação VGP, criada em 2019, está empenhada na conservação da biodiversidade, na criação de oportunidades para as comunidades mais desfavorecidas e na preservação do património cultural europeu. A fundação já identificou 29 projetos nestas áreas, e recebeu até à data mais de 7 milhões de euros em financiamento da VGP. A VGP continua a empenhar-se na construção de um local de trabalho inclusivo e que abrace a diversidade.