Os termos da aquisição não foram divulgados. Os estudos clínicos exigem uma rigorosa conformidade regulamentar, serviços logísticos optimizados e alcance global. A Marken opera numa rede global de serviços da cadeia de abastecimentos clínicos para atender aos pedidos cada vez mais complexos dos seus clientes. Com a aquisição, a UPS dá continuidade a uma série de investimentos para expandir o portfólio de serviços logísticos de assistência a empresas de saúde. “Soluções logísticas voltadas para o sector de saúde representam um mercado estratégico para a UPS. A aquisição da Marken pela UPS reforça o nosso portfólio e demonstra o compromisso da empresa com os clientes”, afirma Teresa Finley, Directora Executiva de Marketing e Negócios da UPS. “Planeamos oferecer novas soluções para os nossos clientes e gerar maiores oportunidades de crescimento para a UPS”. “Estamos animados em fazer parte da UPS”, diz Wes Wheeler, Director Executivo da Marken.
“A capacidade da UPS, particularmente em mercados consolidados, criará muitas oportunidades para melhorarmos nossas ofertas de serviço na logística de estudos clínicos. Com a UPS, iremos melhorar a eficiência da empresa, ao mesmo tempo que continuaremos a oferecer aos nossos clientes os serviços personalizados e de alto nível que eles esperam de nós”.
Wheeler continuará a liderar o negócio da Marken, que funcionará como subsidiária integral da UPS. As empresas farmacêuticas, organizações de estudos clínicos e os fabricantes contratados confiam na Marken para a recolha e transporte de materiais e produtos médicos para análise em 49 mil centros de pesquisa. Além disso, a empresa também é referência no envio de amostras biológicas desses locais para os laboratórios centrais.
Esses envios são sensíveis ao tempo e à temperatura e a sua entrega rápida, de acordo com as especificações, é um factor essencial para o tratamento dos pacientes e para o sucesso dos estudos clínicos. Em Julho, a UPS anunciou a expansão da capacidade logística para estudos clínicos. A rede da empresa inclui armazenamento e transporte sensíveis à temperatura (de temperatura ambiente e controlada, até congelados e criogénicos), monitorização e segurança 24 horas. A UPS tem agora mais de 100 instalações dedicadas à saúde.