A UPS anunciou que a empresa irá comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a 5 de Junho, atingindo a neutralidade carbónica do seu serviço de entregas nesse mesmo mês. O programa UPS carbon neutral contrabalança o impacto estimado das emissões de carbono de cada remessa, através da compra de compensações de carbono certificadas.
«Não há realmente melhor forma de honrar o Dia Mundial do Meio Ambiente do que promover acções benéficas para o planeta», afirmou Suzanne Lindsay-Walker, responsável de sustentabilidade da UPS e vice-presidente para os assuntos ambientais. «A UPS espera criar mais consciencialização sobre a sua opção de transporte neutro em carbono, para que mais clientes possam também tirar proveito dela, ajudando assim a financiar programas de redução de carbono em larga escala e a reduzir o impacto ambiental do transporte de encomendas».
Para participarem neste programa, a empresa diz que os remetentes pagam uma pequena taxa para compensar a pegada de carbono gerada pelo envio das suas encomendas. A UPS irá igualar essas compensações no mês de Junho. Isto consiste, na duplicação do impacto do remetente, permitindo que este remova potencialmente «carbono negativo» em Junho.
A UPS iniciou o seu programa de neutralidade carbónica em 2010 e tem compensado mais de 60 milhões de encomendas anualmente, o que equivale a mais de 100.000 toneladas de carbono por ano.
A oferta de neutralidade carbónica é apenas uma das formas através das quais a empresa está a ajudar os remetentes a reduzirem o seu impacto no meio ambiente. Os clientes também podem escolher opções e soluções de entrega de última milha mais sustentáveis, projectadas para devoluções mais eficientes. Uma dessas opções consiste em direccionar os pacotes para os locais UPS Access Point®, que procedem a entregas para diversos consumidores, evitando várias tentativas de entrega numa única residência. Os clientes também podem participar no Eco Responsible Packaging Program da UPS, ou a empresa pode efectuar uma análise do impacto de carbono das suas encomendas.
Além disso, os clientes beneficiam dos esforços de redução de carbono que a UPS coloca nas suas próprias operações. Durante a última década, a UPS investiu mais de mil milhões de dólares em combustíveis alternativos e veículos de tecnologia avançada, bem como em infraestruturas de suporte. «Actualmente, a empresa é o maior utilizador de gás natural renovável do sector dos transportes e possui uma frota especializada em combustíveis alternativos e tecnologia avançada, com mais de 10.300 veículos.» Recentemente, a UPS anunciou planos para comprar mais de 6.000 camiões de gás natural até 2022. E, em Janeiro, a UPS anunciou um investimento na empresa startup de tecnologia britânica Arrival, comprometendo-se a adquirir 10.000 dos seus veículos eléctricos. A UPS é uma parte importante das cadeias de abastecimento dos seus clientes e continua a oferecer soluções de sustentabilidade que têm impacto nas suas cadeias de valor.