A Unilever anunciou um investimento de mil milhões de euros no programa “Clean Future” que vai promover o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis nos seus produtos de limpeza e de lavagem de roupa até 2030, ao mesmo tempo que encontra novas maneiras para reduzir a pegada de carbono. Esta mudança irá transformar a sustentabilidade de marcas de limpeza e de lavagem de roupa mundialmente conhecidas, como SKIP, Cif e Domestos.
Esta nova ambição é um componente central do “Clean Future” da Unilever, um programa de inovação desenvolvido pela divisão de produtos de limpeza da casa para mudar o modo como são criados, fabricados e embalados os produtos de limpeza e de lavagem de roupa das sua marcas. O programa “Clean Future” é único, na medida em que visa incorporar os princípios da economia circular tanto na embalagem quanto nas fórmulas utilizadas, para que marcas mundialmente conhecidas reduzam a sua pegada de carbono.
A maioria dos produtos de limpeza e de lavagem de roupa actualmente disponíveis no mercado contêm substâncias químicas feitas com matérias-primas de combustíveis fósseis, uma fonte não renovável de carbono. A mudança da Unilever para fontes de carbono renováveis ou recicladas é um movimento deliberado para abandonar a economia de combustível fóssil. «A “Clean Future”, primeira iniciativa desta magnitude, é um passo essencial para o compromisso da Unilever em ter produtos com zero emissões até 2039», diz a empresa.
As substâncias químicas usadas nos produtos de limpeza e lavagem de roupa da Unilever representam a maior parte da pegada de carbono (46%) ao longo do ciclo de vida dos mesmos. «Por isso, com o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos, a empresa vai abrir novos caminhos para a redução da pegada de carbono de algumas das maiores marcas de limpeza e lavagem de roupa do mundo.» A Unilever espera que só esta iniciativa reduza a pegada de carbono das fórmulas dos produtos em até 20%.
Peter ter Kulve, President of Home Care, explica que: «“Clean Future” é a nossa visão de reestruturação radical do nosso negócio. Como indústria, precisamos de acabar com a nossa dependência de combustíveis fósseis, inclusive como matéria-prima para os nossos produtos.»