Torrestir renova plataforma de TI com apoio da CESCE SI
25 de Março de 2014
A CESCE SI, empresa com presença no mercado ibérico de serviços de TI, anunciou que foi a entidade escolhida para efectuar um projecto de reformulação tecnologia na Torrestir.
A Torrestir pretendia “possuir soluções que potenciassem a redução de processos administrativos e a desmaterialização do papel, e que permitissem a prestação de serviços electrónicos de valor acrescentado aos seus clientes e parceiros”.
A empresa pretendia também ter novos processos de backup e de disaster recovery e virtualização de sistemas. A CESCE SI foi a empresa escolhida para os ajudar. A Torrestir tinha necessidade de implementar uma “infra-estrutura fiável e flexível, capaz de garantir redundância, alta disponibilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas e da informação da empresa”. Para tal, foi concebida uma estratégia que passava pela renovação da plataforma tecnológica da empresa, apostando numa migração para uma solução que garantisse a total virtualização dos sistemas e a liberdade de fácil implementação de novos projectos sem imposição de investimentos em hardware.
Além disso e de acordo com Jorge Rafael, IT director da Torrestir, fazia sentir-se a necessidade de “uma plataforma única que garantisse a homogeneidade de gestão dos servidores da organização”, bem como de “melhoria dos processos de backup e de um plano fiável de disaster recovery”.
A escalabilidade e o dimensionamento da solução foram pontos muito importantes pois, para além de assegurar os requisitos inerentes aos sistemas existentes na anterior plataforma, era fundamental que a mesma fosse capaz de suportar, sem degradação da performance, a incorporação de novos sistemas e de outros que estavam dispersos por outras plataformas.
A virtualização do sistema de gestão financeira e de contabilidade, a passagem do sistema de email para uma plataforma de IMAP, a implementação de uma solução integrada para empresa que gere as oficinas e todo parque de viaturas da Torrestir, a implementação de uma plataforma integral de gestão de Recursos Humanos e a centralização do FileSharing, são exemplos de soluções que foram consideradas no desenho da solução e que foram integradas na nova plataforma.
No fim, a solução implementada permitiu reduzir tempos de execução de um conjunto de tarefas, reduziu para zero o downtime dos sistemas e permitiu a implementação de novas soluções corporativas e outras orientadas aos clientes sem custos adicionais a nível de hardware.