Terminal de Petroleiros de Leixões tem nova plataforma
3 de Dezembro de 2014
Localizada no Terminal de Petroleiros de Leixões (TPL), a nova plataforma vem substituir o velho guindaste na colocação de tetrápodes com cerca de 40 toneladas. No futuro, esta nova plataforma permitirá colocar peças um pouco diferentes dos tetrápodes e com pesos até 60 toneladas.
A principal diferença da nova plataforma em relação ao velho guindaste é a possibilidade de se lhe colocar em cima uma grua automóvel, que fará a movimentação dos tetrápodes de betão do lado exterior do Molhe Norte ao longo do seu comprimento. A nova plataforma assegura este movimento de translação, realizado sobre os carris/via existente.
Este novo equipamento permitirá reduzir os custos de manutenção do equipamento através da fácil remoção de todos os órgãos mecânicos e elétricos, armazenando-os nos períodos em que a plataforma não é utilizada.
Com as dimensões de 20x8x15 metros, (comp. x larg. x altura) e um peso de 150 toneladas, construída em estrutura metálica, foi projetada para suportar uma carga de 500 toneladas tendo uma velocidade máxima de translação de 25 metros por minuto.