O Terminal de Contentores de Alcântara, concessionado à Liscont, anunciou que vai ter a primeira escala regular transatlântica para os Estados Unidos, em janeiro, resultado de um acordo com um consórcio de vários armadores liderados pela Ocean Network Express (ONE).
A escala, para todo o tipo de carga contentorizada, terá uma periodicidade mensal. O objetivo é evoluir para quinzenal e, numa fase posterior, tornar-se semanal.
Segundo comunicado, esta escala regular para os Estados Unidos vem “aumentar a competitividade do terminal de contentores de Alcântara e abrir a porta a novas rotas transatlânticas com as quais Portugal tem relações comerciais, melhor servindo a indústria nacional”.
A exploração do terminal está entregue à Yilport – que detém a Liscont –, até 2038, e que anunciou um plano de investimentos de 123 milhões, no âmbito do aditamento à concessão, assinado com a Administração do Porto de Lisboa.
A primeira fase do investimento está já a ser implementada em obras de infraestrutura e na substituição de equipamentos de movimentação de mercadorias, “no sentido de melhorar a eficiência da operação e permitir a operação de navios de maior dimensão, de forma mais sustentável”.
Com este projeto, o Porto de Lisboa pretende ainda aumentar a fluidez nas operações e reduzir a pegada ambiental, “contribuindo para mais um passo na descarbonização das operações portuárias”.