O Salary Survey 2020 da Robert Walters apresenta as últimas tendências de emprego e de contratação em 2020 para IT em Portugal. Das principais conclusões destaque para o facto de 30% destes profissionais esperarem um aumento salarial entre 7 e 20% em 2020, 90% estarem abertos a uma nova oportunidade de emprego mesmo sem estar à procura e os perfis com experiência mais procurados são Data, Cybersecurity, metodologias Agile e linguagens como Python, .Net ou Java.
Tendências gerais
Os perfis com experiência Data, Cybersecurity, metodologias Agile e linguagens como Python, .Net ou Java serão os mais requisitados pelas empresas em 2020. Algumas funções apresentarão uma procura crescente no próximo ano, nomeadamente Big Data Developer (+50.6%), Data Engineer (+44.3%), DevOps Engineer (+38%), Back End Developer (+33.5%) e Data Scientist (+25.7%). Da mesma forma, algumas das skills com maior crescimento serão conhecimentos em Analytics (+50.6%), Data Analysis (+44%), Agile Methodologies (+40%), Python (+36.8%) e Cloud Computing (+25%).
30% dos profissionais de IT esperam um aumento salarial entre 7 e 20% em 2020, e apenas 35% não esperam receber um aumento salarial no próximo ano. 7% dos profissionais de IT esperam receber um bónus superior a 50% do seu salário em 2020.
Algumas posições esperam aumentos salariais significativos em 2020 face a 2019, nomeadamente aquelas relacionadas com Data & Analytics (Data & Analytics Manager, Data Architect, Data Analyst, Data Scientist), Security (Cybersecurity Manager, Chief Security Officer) e Desenvolvimento (Development Director, DevOps Engineer).
Progressão de carreira
89% dos profissionais de IT em Portugal têm um contrato sem termo, e ficam em média 1.6 anos no mesmo emprego. 27% dos profissionais mudariam de emprego por uma melhor progressão na carreira e 90% estão abertos a uma nova oportunidade de emprego em 2020.
Actualmente, 50% dos profissionais de IT estão muito optimistas relativamente a oportunidades de emprego no seu sector, e 30% encontram-se em busca de um novo desafio profissional.
Factores de satisfação profissional
Bom work-life balance, salário e benefícios competitivos e ter um trabalho desafiante no dia-a-dia são os três elementos principais para a satisfação laboral. Actualmente, os benefícios mais requisitados pelos profissionais de IT, paralelamente ao salário, são políticas de conciliação familiar, flexibilidade e possibilidade de trabalho remoto. Por outro lado, as 4 principais motivações para uma mudança de emprego são uma melhoria salarial, maior progressão de carreira, melhor conciliação vida laboral/familiar e uma mudança de função ou responsabilidades.