Supply Chain Meeting 2015 apresenta programa abrangente
10 de Março de 2015
Tendências futuras na supply chain, projectos de melhoria contínua, melhores práticas, novas tecnologias e processos, relações colaborativas ou a sustentabilidade. Estes são alguns dos temas abordados na edição deste ano do Supply Chain Meeting, que decorre nos dias 7 e 8 de Abril, em Vila Franca de Xira.
A edição deste ano do Supply Chain Meeting conta com um abrangente programa focado em diversas áreas de actividade. Entre os oradores internacionais que já confirmaram a sua presença, destaque para Alex Van Breedam, CEO da Tri-Vizor e considerado em 2014 como profissional do ano pela Associação Europeia de Logística (ELA), com o tema “The 20 future challenges that will change the supply chain”. Confirmadas também estão as presenças de Arcadi Cano, project manager chem-logistics ibéria da Azkar, Dachser Group, com o tema “A solução logística para a indústria química a nível europeu; John Callan, business development manager da Vocollect, com o tema “Workflows in a voice picking solutions”, Ana Tavares, manager of operational excellence, da Gate Gourment (Suíça), com a sessão “Manufacturing Flow Management” e Maurizio Capurro, Vice-president de Corporate Partner Solutions da Kuhne + Nagel.
A mesa redonda dos CEOs sobre “A supply chain num mundo em acelerada mudança” terá a presença garantida de Miguel Pina Martins, CEO da Science4you, empresa nacional dedicada à produção, desenvolvimento e comercialização de brinquedos educativos; Miguel Pinto, CEO da Kathrein Automotive; Mauro Cardoso, general manager da Monliz, empresa dedicada à ultracongelação de vegetais; e Manuel Évora, administrador do grupo Luís Vicente, empresa reconhecida no sector das frutas e legumes.
Ao nível dos projectos de melhoria, Anabela Rodrigues, directora de logística da Bosch Termotecnologia, irá responder à pergunta: como orientar a nossa máquina de melhoria contínua, de forma a reduzir os stocks em quase 20%, atingir um nível de serviço superior a 99% e diminuir simultaneamente os custos logísticos em 30%?”. A sessão intitulada de “Ágil, eficiente e eficaz: como orientar a nossa máquina de melhoria contínua” dará a visão da Bosch Termotecnologia, empresa de Aveiro, que exporta para mais de 50 países.
“O impacto do lean na distribuição ibérica da Oriflame” será apresentado por Ana Marques, stock controller & processes da Oriflame, e Joaquim Costa, director do centro de distribuição ibérico. Os responsáveis irão descrever como a implementação da filosofia lean no centro de distribuição ibérico da Oriflame conseguiu melhorar a sua produtividade e eficiência de processos.
A “Sustentabilidade ambiental na indústria logística” será a sessão que contará com a presença de Carlos Mendonça, director-geral da Havi Logistics. Também na sustentabilidade Joana Ribeiro, investigadora em transportes do IST, apresentará o tema “Projecto PRO-E-Bike: promovendo a utilização de bicicletas/scooters eléctricas na logística urbana”.
No auditório 3, dedicado às Relações Colaborativas, Ricardo Monteiro, director-geral da Seamodal Cargo, e Sérgio Baptista, partner da LogiQstar, irão abordar o tema “ERP para transitários – o caso Seamodal Cargo”, dando a conhecer uma perspectiva geral do processo de decisão de um operador de serviços logísticos na hora de seleccionar uma solução de suporte à actividade.
A sessão “Gestão de projectos como vantagem competitiva na supply chain” irá contar com Carlos Jerónimo, partner da Winning Management Consulting, numa apresentação que pretende dar a conhecer os conceitos base da ciência de gestão de projecto e a sua importância na realidade da supply chain.
Rute Rebelo, gestora logística da Civiparts (grupo Nors), e Nuno Jacinto, gestor de operações aftermarket, apresentarão a sessão “Gestão de operações: a peça que faltava”, onde abordará a gestão de operações como factor de diferenciação e mais-valia para as empresas.
O tema da “Logística Omnicanal” será levado por José Rousseau. O consultor e docente universitário irá responder na sua intervenção a questões como: o que é a omnicalidade? Que desafios suscita para a logística? Estão as empresas preparadas para a distribuição omnicanal?
Na modalidade Free ou Gold, já pode fazer a sua inscrição online e garantir o seu lugar. O passe Gold tem um conjunto de vantagens associadas, entre as quais a participação no cocktail no final do primeiro dia e no Supply Chain Dinner, durante o qual serão conhecidos os vencedores dos Prémios Logística Moderna 2014.
Para mais informações sobre o Supply Chain Meeting 2015 ou sobre os oradores poderá visitar o site do evento em www.scmeeting.pt.