Com o seu novo armazém automático em Almeirim, a SUMOL+COMPAL pretende duplicar a capacidade de armazenagem, aumentar a rapidez de expedição, reduzir os stocks totais de produtos acabados nas operações em Portugal e eliminar duplos transportes, reduzindo a pegada de CO2 em cerca de 1.000 toneladas por ano.
Num investimento de 15 milhões de euros esta nova infraestrutura responde aos desafios do futuro da indústria reflectindo «maior eficiência e melhor nível de serviço a clientes, com menor impacto ambiental», adianta a empresa em comunicado.
Desta forma, a SUMOL+COMPAL passa a contar em Almeirim com 12.000 m2 adicionais de armazenamento com capacidade para 30.000 paletes, o que duplica a sua capacidade, estando equipada com equipamentos de última geração que vão incrementar o processamento em mais 600 paletes por hora. Por outro lado, com a centralização das operações logísticas em Almeirim e o investimento em tecnologia de ponta como os transelevadores com sistemas de regeneração eléctrica, a SUMOL+COMPAL fala numa maior eficiência energética que chega a atingir uma redução de 50% no consumo dos equipamentos.
Para Duarte Pinto, CEO da SUMOL+COMPAL, “a inauguração do armazém automático de Almeirim representa um passo muito importante na modernização da empresa e vem responder aos enormes desafios do negócio. Por outro lado, este projecto é fruto da resiliência e da confiança no futuro, mesmo num período desafiante para o negócio. Com estas novas instalações e a centralização das nossas operações logísticas garantimos uma maior eficiência de custos e um melhor nível de serviço a clientes, bem como contribuímos para uma cadeia de valor mais sustentável agora e no futuro.”
Esta nova infraestrutura faz parte do plano de investimento de 45 milhões de euros previsto para o período 2019-22, com o objectivo de modernizar e aumentar a competitividade da empresa para responder às necessidades do futuro da indústria.