A Stellantis e a LG Energy Solution anunciaram hoje a celebração de um memorando de entendimento entre as duas empresas para a formação de uma joint-venture com vista à produção de células e módulos de bateria para a América do Norte.
As partes prevêem que a joint-venture estabeleça uma nova infraestrutura de fabrico de baterias que ajude a concretizar o objectivo da Stellantis, de realizar mais de 40% das suas vendas nos EUA assentes em veículos electrificados até 2030. Com o objectivo de iniciar a produção no primeiro trimestre de 2024, a fábrica pretende ter uma capacidade de produção anual de 40 gigawatts-hora. A localização das novas instalações está ainda a ser analisada, prevendo-se que os trabalhos de construção das instalações comecem no segundo trimestre de 2022.
As baterias produzidas nas novas instalações serão fornecidas às fábricas de montagem da Stellantis nos EUA, Canadá e México para serem instaladas na próxima geração de veículos eléctricos, desde veículos híbridos plug-in a veículos totalmente eléctricos alimentados a bateria, que serão vendidos sob a família de marcas da Stellantis.
“O anúncio de hoje é mais uma prova de que estamos a implementar o nosso agressivo roteiro de electrificação e a seguir os compromissos que assumimos durante o nosso evento EV Day em Julho”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Através dele definimos, agora, a próxima ‘gigafábrica’ a chegar ao portefólio da Stellantis que nos ajudará a atingir um total mínimo de 260 gigawatts-hora de capacidade até 2030. Quero agradecer calorosamente a cada pessoa envolvida neste projeto estratégico. Juntos, iremos liderar a indústria com eficiências de referência e forneceremos veículos electrificados que despertam a paixão”.
“Estabelecer uma ‘joint-venture’ com a Stellantis será um marco monumental na nossa parceria de longa data”, afirmou Jong-hyun Kim, Presidente e CEO da LG Energy Solution. “A LGES irá posicionar-se como fornecedor de soluções de baterias aos nossos potenciais clientes na região, utilizando as nossas competências técnicas colectivas exclusivas, bem como as nossas capacidades de produção em massa”.
A parceria nos veículos electrificados entre as duas empresas remonta a 2014, quando a LG Energy Solution (então denominada LG Chem) foi seleccionada pela Stellantis (então Fiat Chrysler Automobiles) para fornecer o sistema de baterias de iões de lítio e controlos para o Chrysler Pacifica Hybrid, o primeiro monovolume electrificado da indústria.
A Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 em electrificação e no desenvolvimento de software.