O Grupo STEF e a Bel Portugal anunciaram a adesão ao projecto Lean & Green da GS1 Portugal, numa óptica de parceria colaborativa. As empresas consideram «que só faria sentido uma adesão conjunta a este programa de certificação das iniciativas de autorregulação com vista à redução das emissões de dióxido de carbono decorrentes da respectiva operação logística».
O Grupo STEF, presente em 7 países europeus e contando com 19.000 colaboradores, presta serviços de logística e transporte sob temperatura controlada, actuando como o elo de ligação entre a indústria alimentar e o consumo. Presente em Portugal desde 1995, tem vindo a promover a construção de um futuro mais sustentável e saudável para as gerações futuras, assente na adopção de soluções ecologicamente responsáveis e de tecnologias alternativas que reduzam a pegada de carbono.
Como explica Fabrice Carré, Director Geral da STEF Portugal: «A adesão ao programa Lean & Green é um sinal claro do nosso compromisso com a redução do impacto ambiental, com a nossa vontade de integrar uma comunidade consciente, cujo foco é a procura de soluções sustentáveis e colaborativas e, naturalmente, acompanhar os nossos clientes nos seus próprios desafios ambientais trabalhando conjuntamente para a sustentabilidade da cadeia alimentar».
Já Tayeb Mouhcine, Director Geral da Bel para o cluster da Europa do Sul, adianta que: «A estratégia da Bel Portugal, empresa especializada em soluções de refeição lácteas e de fruta, está assente numa forte política de sustentabilidade que se foca em 5 grandes áreas: agricultura sustentável; alimentação saudável; embalagens responsáveis; luta contra as alterações climáticas e acessibilidade. Em 10 anos, graças aos esforços das nossas equipas, já reduzimos em 59% as emissões de gases com efeito de estufa nas nossas operações. Em 2025, o nosso objectivo é tornar todas as nossas operações neutras em carbono. Assim, para a Bel Portugal, faz todo o sentido aderir ao Lean & Green, uma vez que este programa está directamente relacionado com os nossos compromissos e objectivos de sustentabilidade, em toda a cadeia de distribuição, do prado ao prato. É uma oportunidade que a Bel tem para, de uma forma estruturada e colaborativa, desafiar os modelos de gestão logística vigentes, encontrar novas formas de trabalhar, ganhar eficiências e contribuir para uma mudança positiva no sector».
Esta é a primeira parceria colaborativa a aderir, nestes termos, ao projecto de sustentabilidade da GS1 Portugal. Para João de Castro Guimarães, Director Executivo da organização, «a singularidade desta candidatura prende-se com o facto de duas empresas considerarem que só faz sentido avançarem em conjunto, porque a operação logística se faz numa lógica colaborativa, de parceria. Trata-se de um exemplo lapidar da assunção de corresponsabilidade colectiva e sentido de compromisso, fundamentais à real adopção do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Acção Meta Climática 2030, que prevê reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55% até 2030, colocando a Europa numa trajectória que deverá conduzir à neutralidade carbónica até 2050».