Sortegel implementa ERP para apoio à actividade
28 de Junho 2016
A Sortegel, dedicada à transformação e exportação de castanha, implementou o ERP Microsoft Dynamics NAV na sua unidade de produção, em Brangança. A ferramenta permite aumentar a visibilidade da empresa, nomeadamente nas áreas de compras, vendas, stocks e produção.
De acordo com a informação divulgada pela Mypartner, a Sortegel “sentiu necessidade de ter um sistema integrado de informação que permitisse, em tempo real, conhecer toda a realidade da empresa, no que diz respeito a compras, vendas, stocks e produções”. Como acrescenta, “o mercado e normas de qualidade exigiam igualmente a rastreabilidade dos produtos vendidos, facto só possível com uma solução de gestão adequada”.
Para Lina Lopo, “ao implementar a solução Dynamics NAV conseguimos um maior controlo do sistema produtivo, o que permitiu melhorar a qualidade do produto final e, consequentemente, uma maior satisfação dos nossos clientes”. A empresa postou no ERP Microsoft Dynamics NAV.
O projecto, implementado pela Mypartner, cobriu as áreas de stocks, aprovisionamento, financeira, recursos humanos, vendas, shop floor, WMS com equipamentos móveis e integração com balanças. O novo sistema de informação “garantiu a recolha de dados ao longo do processo produtivo que passou a ser realizada a partir de equipamentos de pesagem (balanças e báscula) e produção”.
Foram também integradas soluções específicas de etiquetagem, recolha de dados, produção de relatórios e análise. A ferramenta inclui todas as operações de compra, calibragem, esterilização, congelação, ensaque e expedição. Em cada processo é realizado o registo de transacções. Para cada registo é criada uma etiqueta e assinalado o respectivo movimento de stock.
Desta forma, é assegurada a reastreabilidade de todos os produtos da Sortegel. A Sortegel dedica-se à transformação e exportação de castanha, estando localizada na zona de Brangança. Actualmente conta com uma laboração anual de cerca de 10.000 toneladas, sendo que cerca de 25% da produção anual de castanha destina-se à comercialização em fresco e os restantes 75% ao descasque e congelação. Além da castanha, a empresa comercializa outros produtos em IFG – congelação ultra-rápida individual, como é o caso da amora silvestre, figo, morango, melão, framboesa e cereja.