Sonae MC implementa robot de baterias com ajuda da Spot Jet
11 de Novembro de 2014
A Spot Jet trabalhou como fornecedor em regime de outsourcing para Luís Marçalo Ribeiro, colaborador da Sonae MC, no projecto, construção e montagem do robot para troca de baterias de máquinas de movimentação de cargas, movidas a energia eléctrica. O robot foi implementado no entreposto da Sonae MC, na Azambuja.
Segundo Augusto Sacramento, responsável da Spot Jet, à Logística Moderna, o projecto iniciou-se com visitas a máquinas da Spot Jet na concorrência, nomeadamente na Jerónimo Martins e Matutano, em finais de Outubro de 2012”.
Posteriormente seguiu-se a “discussão das especificações da nova máquina (robot de baterias), com inclusão de diversas alterações (operador com acesso directo às baterias, inclusão de imanes e não ventosas e quatro níveis de arrumação), quantidades de baterias armazenadas e alterações no software de controlo”. Este processo, juntamente com a proposta final, ficou concluído no fim de 2012. No início de 2013, arrancou o projecto mecânico de desenho das peças da máquina, estante e mesas de rolos, ao mesmo tempo “iniciámos o projecto eléctrico e o de automação”. A montagem da máquina começou em Maio e a montagem eléctrica em Junho, sendo que a automação ficou pronta em Julho de 2013, altura em que foi iniciada a montagem nas instalações da Sonae, na Azambuja.
“O processo de troca de todos os tipos de empilhadores/porta-paletes eléctricos (16 modelos diferentes), só ficou completo ao fim de dois meses. Entretanto, alguns ajustes foram sendo feitos na automação, de forma a garantir alguns aspectos de segurança e garantir ainda, os tempos de mudança de baterias previstos (três minutos)”. Todo o processo ficou completo no início de Outubro, um ano após o seu início.
No futuro, este projecto “passa pela total integração da troca de baterias, sendo o robot a escolher, para cada tipo de empilhador/porta-paletes eléctricos, a bateria a trocar em função do tempo e da qualidade da carga, optimizando a quantidade de energia em cada bateria, com aumento da poupança energética”. O responsável salienta ainda que “num futuro próximo, poderemos ainda, com pequenas alterações no robot e na estante, fazer trocas de baterias sem operador, garantindo que o robot não necessita deste para efectuar as operações de ligar/desligar a bateria”.
Apesar de a empresa ter máquinas noutros clientes, Augusto Sacramento salienta “esta é, até ao momento, a máquina mais completa”. “Além de outros clientes na área logística ou representantes de empresas de empilhadores, com quem estamos em contacto permanente dada a gama de produtos que desenvolvemos, neste momento iniciámos contactos com alguns clientes na área industrial, onde a operação com empilhadores é contínua, logo com necessidade permanente de troca de baterias”.
Quanto à internacionalização da empresa, Augusto Sacramento avança que a empresa já conseguiu vender um pequeno equipamento na Bélgica este ano e está na fase inicial e exploratória no Brasil, onde mantém contacto com uma grande fabricante de baterias, “para representar os nossos equipamentos de troca de baterias em todo o mercado sul-americano”.
Recentemente, o projecto na Sonae foi distinguido por Belmiro de Azevedo, nos Chairman Awards 2014.