Skechers moderniza centro de distribuição europeu e investe em novas tecnologias
14 de Fevereiro de 2014
A Skechers anunciou o investimento na modernização do seu centro de distribuição europeu (CDE), na Bélgica. Para melhorar a performance de produção e preparar as instalações para futuros planos de expansão, foi implementado um novo sistema de recolha e selecção automática que tornará a gestão do negócio da empresa mais eficiente.
O CDE foi inaugurado em 2002 numa superfície de 21 mil m2 onde trabalhavam apenas três colaboradores permanentes e alguns trabalhadores temporários, consoante os períodos de actividade. O contínuo crescimento da Skechers no mercado europeu resultou no alargamento das instalações em 2009 em mais 23 mil m2 de espaço. Já em 2013, o volume de produtos transaccionados foi quatro vezes superior ao de 2002 e a equipa cresceu para 150 colaboradores a tempo inteiro.
Este centro logístico recebe mercadoria através do porto de Antuérpia e, em seguida, esses artigos são armazenados até serem redistribuídos no mercado europeu. Os clientes são distribuidores locais, lojas Skechers (29 só na Europa) e redes especializadas.
No CDE, a preparação das encomendas consiste na selecção e ordenação de sapatos de acordo com uma tripla especificação de modelo/cor/tamanho. Actualmente, este processo é feito manualmente: o colaborador pode percorrer 45 mil m2 de prateleiras para escolher a mercadoria.
Um investimento para o futuro
Com o crescente volume de encomendas e com as perspectivas de aumento, este método manual torna-se ineficaz. “Atingimos o limite em termos de produtividade,” diz Sophie Houtmeyers, vice-presidente de Operações e Distribuição do CDE da Skechers. “Vamos reorganizar os dois edifícios existentes introduzindo um sistema automático de selecção para optimizar a capacidade de armazenamento nos estreitos corredores do centro e também para gerir a recolha e packaging do calçado. Este sistema é inspirado no já desenvolvido pela Skechers para o novo centro de distribuição norte-americano em Rancho Belago, Califórnia.”
A Skechers, juntamente com a ‘Wynright’, empresa de logística da marca, vai instalar um sistema de recolha e expedição que ficará ligado por correias transportadoras. Os sapatos serão agrupados em estações para empacotamento e depois são transportados pelas correias entre os departamentos operacionais. Quando a encomenda está finalizada, é colocada em paletes e está pronta a enviar.
Este investimento vem aumentar a produtividade do CDE, uma adaptação necessária devido ao contínuo crescimento na Europa. Vem ainda adequar e melhorar procedimentos do comércio electrónico, tendo em conta que vários países-chave europeus aderiram a esta forma de comercialização.
Além disto, esta otimização é um sinal de confiança da Skechers em Liège, como central de operações. “Graças ao esforço dos nossos colaboradores, atingimos muito bons resultados em termos de flexibilidade e fiabilidade nas entregas aos clientes, e este investimento vai permitir-nos expandir as nossas operações e utilizar mão-de-obra especializada na execução das nossas operações logísticas na Europa”, disse Houtmeyers.
As perspectivas de expansão de operações do CDE da Skechers serão possíveis a médio prazo, visto que um terreno de oito hectares, situado atrás das instalações já existentes, foi já sujeito a uma opção de compra.