Silampos faz mudanças consideráveis na logística e operações
18 de Março de 2014
A Silampos está a desenvolver um importante plano de melhoria na sua logística e operações. Além de alterações nos armazéns, a empresa está a investir em novas tecnologias e na metodologia lean.
João Campos, operations manager da Silampos, avança à Logística Moderna que estão a ser feitas “alterações no layout do armazém de matérias-primas para facilitar o picking manual”, estando também previstas “a curto prazo, alterações nos layouts do armazém de semi-fabricados e produtos acabados”. Paralelamente, está a ser implementado um sistema de rastreabilidade e validação de encomendas (pré-expedição) com tecnologia RFID.
O mesmo responsável aponta ainda a implementação de diversos projectos dentro da metodologia lean, nomeadamente, “SMED na secção de acabamento (em fase final de implementação); layout e line design com implementação de células de acabamento de fluxo unitário (alteradas três células, faltando ainda duas); implementação de um supermercado de componentes de abastecimento da secção de acabamento (layout desenhado e implementação planeada em Maio) e logística inversa com implementação de um comboio logístico para abastecimento da secção de acabamento (em fase de projecto)”.
A empresa está também a uniformizar o padrão das paletes para europalete e a alterar o padrão das embalagens que abastecem a secção de acabamento, ou seja, “estamos a reduzir o lote por embalagem para ser mais ergonómico e para encaixar nos nossos ciclos de produção”.
Criada na década de 50, no concelho de Oliveira de Azeméis, a Silampos conta hoje com uma avançada tecnologias e posiciona-se como uma empresa de referência ao nível da concepção, desenvolvimento, produção e comercialização de utensílios de cozinha.