A unidade de produção da Coca-Cola European Partners (CCEP), localizada em Jordbro, a sul de Estocolmo, na Suécia, diminuiu em 13% o seu consumo de energia, em menos de um ano. Isto no seguimento do seu projecto de eficiência energética implementado com o apoio da Siemens, através da Smart Infrastructure.
Ao longo dos anos, a CCEP tem vindo a trabalhar para reduzir sistematicamente o seu impacto climático e, recentemente, em parceria com a Siemens, reduziu o consumo de energia e melhorou a sustentabilidade da sua produção. Através da substituição de equipamentos e da actualização de sistemas, este projecto resultou em poupanças anuais que equivalem à quantidade de energia necessária para carregar um carro híbrido 400 mil vezes.
No seguimento de uma auditoria feita ao consumo de energia da unidade de produção, a Siemens, juntamente com a Coca-Cola, definiu uma série de medidas para poupar este recurso. «Uma das medidas consistiu na instalação de novos ventiladores e recuperadores de calor de alta pressão, que permitiu alcançar economias substanciais de energia e melhorar a qualidade do ar dentro dos edifícios. Ajudou ainda a reduzir o ruído provocado pela produção, melhorando também a qualidade de vida nas áreas residenciais circundantes. Além disso, a Siemens actualizou o sistema de gestão de edifícios existente para a plataforma Desigo CC, facilitando a optimização contínua do consumo de energia da fábrica», explica a empresa.
A Siemens e a Coca-Cola colaboram há vários anos na automação de edifícios, tendo agora os olhos postos nas metas da CCEP para ser neutra em carbono até 2040.
A fábrica de Jordbro, de 70 mil m2, foi inaugurada em 1997 e produz por dia mais de um milhão de litros de bebidas de diferentes sabores e tamanhos de embalagens.