A SGS Portugal representou o fornecedor de Gás Natural Liquefeito (GNL) e «atestou a qualidade e quantidade de GNL» no primeiro abastecimento truck-to-ship realizado em Portugal Continental, caracterizado pelo abastecimento de um navio, em Sines, com recurso a um camião-cisterna parqueado no cais de ancoragem. Este abastecimento teve lugar no passado dia 29 de Fevereiro no TMS – Terminal Multipurpose de Sines, com recurso aos tanques de gás natural de Sines.
A draga “Scheldt River”, que esteve a operar no Porto de Setúbal no processo de dragagem do Rio Sado, e que, devido a uma interrupção nos trabalhos de Setúbal, segue agora para um novo projecto em Itália, inaugurou esta tipologia de operações em Portugal Continental. Este procedimento de abastecimento de navios é habitualmente realizado nos moldes ship-to-ship, ou seja, com recurso a uma outra embarcação de menor dimensão para abastecer navios.
Neste caso particular, o GNL foi carregado em camiões-cisterna na estação de enchimento do terminal de gás natural do Porto de Sines e fornecido ao navio aí atracado. A embarcação belga “Scheldt River” é responsável e reconhecida pelos primeiros abastecimentos truck-to-ship em diversos portos europeus.