Scania apresenta nova gama de camiões
30 de Agosto de 2016
Depois de mais de 10 anos de desenvolvimento e um investimento de 2.100 milhões de euros, a Scania acaba de apresentar a nova gama de camiões.
A produção dos novos camiões começa de imediato na fábrica de montagem final da Scania, em Södertälje. Inicialmente a empresa irá concentrar-se em veículos e serviços para o transporte de longo curso, mas irá acrescentando opções adicionais à medida que se forem reajustando mais fábricas da Scania e surjam as opções adicionais.
A Scania apresentará a sua nova gama em fases distintas, centrando-se nos diversos segmentos do cliente e de acordo com um calendário cuidadosamente planificado. Depois da primeira apresentação na Europa, seguir-se-ão novas apresentações, com mais opções para os clientes, antes de concluir o processo completo com lançamentos simultâneos em mercados fora da Europa.
Com a nova gama, a Scania “vai ampliar a sua oferta e agora, graças ao seu exclusivo sistema modular, poderá oferecer mais gamas, conectividade e uma gama completa de serviços que melhoram a produtividade, assim como soluções de transporte sustentáveis, personalizadas de forma precisa para cada tipo de cliente”.
Entre as melhorias que a Scania introduzirá, destaque para a redução de 5% no consumo de combustível diesel, graças a factores como a cadeia cinemática aperfeiçoada e a melhor aerodinâmica. A fase de desenvolvimento inicial da nova gama incluiu motores diesel convencionais (Euro 6), todos a funcionar com HVO (óleo vegetal hidrogenado). Os motores para combustíveis alternativos e/ou renováveis serão introduzidos durante o próximo ano.
A empresa desenvolveu ainda o Scania Fleet Co2mposer, uma ferramenta de optimização exclusiva, com a qual a Scania, em diálogo com o cliente, pode optimizar soluções de transporte sustentável que reduzem as emissões de CO2.
A empresa vai ainda renovar por completo toda a gama de cabinas com a introdução da nova gama de camiões. Dentro do quadro do sistema modular da Scania, estamos a falar de 24 modelos de cabina básica diferentes, quando todas as variantes estiverem à venda. A nova gama dispõe de novos sistemas de controlo do motor e a instalação foi totalmente reformulada. Segundo a empresa, a capacidade de refrigeração melhorada nas novas cabinas reflecte-se na poupança adicional de combustível de 3% em média.
A Scania vai também introduzir uma nova versão do seu motor de 13 litros com 500cv. A outra grande notícia é a introdução como padrão do sistema de travão de contra-eixo nas caixas de velocidades Scania Opticruise. Paralelamente, a empresa vai ampliar a oferta de serviços conectados. Além disso, salienta que com a introdução de uma nova geração do Scania Communicator, a caixa negra ligada que envia automaticamente informação do veículos, a Scania salvaguarda o futuro da inteligência dos camiões.