A Santos e Vale anunciou que de um total de 17 plataformas a nível nacional, são já 6 seis as que tem equipadas com um sistema de captação de energia fotovoltaica que permite a diminuição da pegada ecológica da empresa. Com uma produção média diária de mais de 260 kWh, o sistema cobrirá para já, 70% das necessidades energéticas da empresa.
No final do ano, a empresa estima uma produção de mais de 90 mil kWh, o equivalente à captação de CO2 de mais de mil árvores durante 10 anos, todos os anos. «Temos uma Política Ambiental muito bem definida para os próximos anos. Queremos ser o operador logístico em Portugal com maior crescimento económico mas com o menor impacto no ambiente. Sabemos que não vamos mudar o Mundo mas, o pouco que consigamos fazer pelo ambiente, apesar do enorme custo associado, sabemos que estamos a fazer pelos nossos filhos», explica Joaquim Vale, Administrador da Santos e Vale.
Para além desta iniciativa, a Política Ambiental da Santos e Vale inclui várias acções para promover a economia circular e o desperdício zero em todas as áreas da empresa. O principal objectivo é «tentar optimizar todos os processos no sentido de utilizar menos, gastar menos e poluir menos».