A Rhenus Warehousing Solutions lançou um novo projeto com o fabricante global de AMR Geek+ no Rhenus Innovation Hub. O projeto utiliza robôs móveis autónomos (AMRs) para transportar mercadorias pequenas e planas embaladas como uma solução “tote-to-person” (TTP). A aprovação oficial do projeto fez da Rhenus a primeira empresa em Hong Kong a utilizar as soluções TTP e GTP da Geek+ nas suas operações em tempo real.
O Centro de Inovação da Rhenus em Hong Kong é uma plataforma para a inovação e soluções de armazém para toda a empresa. O centro de inovação não está separado das operações comerciais diárias, mas está integrado nas atividades em curso, de modo que as novas ideias possam ser introduzidas imediatamente. A Rhenus Warehousing Solutions utilizou unidades AMR inteligentes da Geek+ como uma solução “goods-to-person” (GTP) no seu projeto inicial em 2021, a fim de satisfazer as crescentes exigências do cliente, o produtor de cosméticos Rituals, no seu negócio Omni canal. Os AMRs transportam toda a mercadoria da prateleira diretamente para a estação de trabalho relevante, eliminando a necessidade de os funcionários perderem tempo a recolher as mercadorias do armazém. O sistema de gestão de robôs também fornece apoio no planeamento de várias tarefas de armazenamento e recolha: o sistema aprende com a ordem de projeto atual, compara com projetos ideais na base de dados e otimiza os processos de armazenamento e manuseamento com base nisso.
Com o apoio da HKPC, os parceiros iniciaram agora um segundo projeto AMR em conjunto: dois tipos de AMRs TTP estão a ser introduzidos nas operações atuais. O maior Robô, o RS5, transporta um grande número de caixas com mercadorias da área do armazém para um local de trânsito definido. O P-40, o AMR mais pequeno, assume o controlo e move os contentores da área de transporte para a estação de trabalho de forma eficiente, onde os funcionários continuam a processar as mercadorias ou a embalá-las. O princípio TTP é adequado para o transporte de pequenos objetos ou artigos de vestuário que tenham sido embalados de forma plana. Como resultado, a unidade de negócios da Rhenus é a primeira em Hong Kong a implementar este tipo de solução AMR combinada em tempo real.
“Ao integrar a solução TTP no armazém e nos processos do Centro de Inovação da Rhenus, conseguimos um aumento significativo da eficiência no local, tanto para nós como para os nossos clientes”, explica Dennis Mak, Diretor da Rhenus Warehousing Solutions & Distribution Greater China. Os clientes também beneficiam do facto de a Rhenus poder oferecer e integrar as sinergias e ideias do Centro de Inovação como uma solução completa em diferentes regiões e para diferentes produtos. Estas soluções globais incluem não só o manuseamento inteligente de armazéns, mas também outros elementos, como a integração do mercado, a gestão de encomendas, a integração ERP/WMS e as soluções de recolha AMR. A Rhenus planeia expandir ainda mais esta combinação na sua gama de serviços em diferentes divisões e países, de acordo com a Estratégia do Oceano Azul no futuro, para que possa fornecer os melhores resultados aos seus clientes a longo prazo e “tornar-se pioneira” em soluções de armazenamento automatizado.