A Rangel Logistics Solutions, em colaboração com a Fundação AIP e a AICEP Portugal Global, realizou um evento de networking na Cidade da Praia, na Ilha de Santiago, no passado dia 14 de novembro, como parte integrante da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) 2023, com vista ao estabelecimento e reforço de relações comerciais entre Portugal e Cabo Verde.
O encontro contou com as presenças do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, o Vice-Presidente da Fundação AIP, António Ramalho, e o Country Manager da Rangel Logistics Solutions em Cabo Verde, Pedro Casqueira.
Paulo Lourenço enfatizou as vastas oportunidades de investimento, nomeadamente na transição energética, com recursos como sol e vento abundantes, o plano de privatizações em curso, incluindo setores estratégicos, e a diversificação do turismo, que oferece oportunidades únicas para os grupos hoteleiros nacionais. No final, sublinhou a importância da geografia do país como plataforma atlântica e a inteligência histórica das empresas nacionais, afirmando que “está na altura de voltar a pôr os olhos em Cabo Verde.”
Já o Vice-Presidente da Fundação AIP referiu que, a relação entre os dois países está bem sedimentada, uma vez que “Portugal é o maior investidor em Cabo Verde, mas também o maior exportador”. Quanto às prioridades do Governo cabo-verdiano, António Ramalho referiu que “estão a apostar nas tecnologias, economia azul e turismo” e acredita que Portugal terá uma significativa margem de crescimento, uma vez que “as oportunidades estão, antes de mais, na língua e na cultura comum”.
De referir que a Rangel está em Cabo Verde desde maio de 2015.