No passado dia 14 de abril, o navio de contentores liberiano MSC TESSA estabeleceu um recorde histórico ao fazer escala no Porto de Sines, em Portugal, durante a sua viagem inaugural. O terceiro maior navio do mundo, com uma capacidade de carga de 24,116 TEU (Twenty-foot Equivalent Units), é o maior navio de contentores a atracar num porto português até à data.
Concluído em 2023, o MSC Tessa é um navio porta-contentores de última geração que pertence à empresa global de transporte marítimo de contentores Mediterranean Shipping Company (MSC). O navio partiu do porto chinês de Ningbo e fez a primeira escala europeia na sua viagem inaugural em Sines e irá operar como parte do serviço 2M LION que liga o Extremo Oriente aos portos da Europa Ocidental. Em Sines, o MSC Tessa irá movimentar cerca de 4.500 contentores.
Desde o seu lançamento em 2000, a PSA Sines investiu mais de 300 milhões de euros no desenvolvimento das suas instalações de última geração para acomodar o aumento do volume de carga e das dimensões dos navios. Atualmente, o terminal está a executar o seu projeto de expansão da Fase 3 que irá duplicar a sua capacidade anual de movimentação para 4,1 milhões de TEU, reforçando a sua posição como um dos principais portos da região. A PSA Sines é um dos maiores empregadores do Litoral Alentejano e estes investimentos irão criar empregos adicionais em áreas como a engenharia, tecnologias de informação e operações.
Nichola Silveira, Diretora Geral da PSA Sines, afirmou: “O negócio marítimo está a transformar-se, e todos os principais armadores estão a construir embarcações com mais de 400 metros de comprimento. Atualmente, o nosso terminal é a única instalação portuguesa que pode receber mega navios porta-contentores. Para satisfazer as exigências em evolução dos nossos clientes, estamos a expandir as nossas instalações para acolher até três mega-navios porta-contentores no nosso terminal simultaneamente. Temos uma equipa talentosa e experiente que continua a fornecer serviços de primeira classe e fiáveis aos nossos clientes, pelo que não nos surpreende que Sines esteja classificado como um dos melhores portos da Europa”.