PSA cria pólo industrial e reforça oportunidades a fornecedores nacionais

psapolo

psapoloPSA cria pólo industrial e reforça oportunidades a fornecedores nacionais

3 de Fevereiro de 2015

A PSA Peugeot Citroën decidiu agrupar os centros de produção de Vigo, Madrid e Mangualde. Os três centros passam a agrupar-se no Polo Industrial Península Ibérica, anunciou a unidade portuguesa.

Neste sentido, o centro de produção de Madrid da PSA junta-se ao pólo Vigo-Mangualde, de forma a “reforçar a sua competitividade”, aponta em comunicado. Como acrescenta, a criação deste pólo “reforçará o dispositivo industrial do grupo na Península Ibérica”.
Yann Martin foi nomeado responsável pelo Pólo Industrial Península Ibérica, dependendo de Juan Antonio Muñoz Codina, director industrial e supply chain Europa. Os directores dos centros de Madrid, Oscar Fernández, e de Mangualde, Hamid Mezaib, mantêm as responsabilidades nas suas fábricas na dependência do responsável do pólo Yann Martin.

As fábricas que constituem este pólo produziram 492.000 veículos das marcas Citroën e Peugeot em 2014, com um total de 9.300 trabalhadores.
Nas três fábricas são produzidos sete modelos distintos. No centro de Mangualde são produzidos o Citroën Berlingo e Peugeot Partner. Em Madrid é produzido o Citroën C4 Cactus e, por fim, em Vigo são produzido o Citroën C4 Picasso, Grand C4 Picasso, Berlingo, C-Elysée e Peugeot Partner e 301.
Este anuncio ver “confirmar e reforçar as oportunidades que pretendemos desenvolver para os fornecedores portugueses”. Neste sentido, a empresa desenvolveu uma jornada, na passada sexta-feira, com a direcção de compras do grupo PSA, AICEP e 40 fornecedores.

Para o director de compras e equipamentos de veículos Jean Baptiste Formery, para a PSA é “vital ter preços de fabrico no seu melhor nível em termos de competitividade, para o qual o grupo está a trabalhar intensamente para melhorar a eficiência das suas fábricas”. O responsável sublinhou ainda a importância dos custos de aquisição, lembrando que “as compras podem representar até 80% do custo de fabrico de um carro”.

De forma a assegurar que as suas fábricas são fornecidas ao menor custo total para cada tipo de peça, com um bom compromisso entre os custos de produção e custos de logística, a PSA Peugeot Citroën estabeleceu como prioridade a Península Ibérica, Magreb, Europa Ocidental e Ásia. Para o projecto de K9, o responsável lembrou que “o objectivo é chegar entre 80% e 95% nas proximidades (Galiza, Espanha, Portugal e Marrocos).

Written by