A Associação de Paletes Europeia (EPAL), conseguiu aumentar novamente a produção de paletes EPAL em 2020, após vários anos consecutivos de crescimento. Apesar dos desafios da pandemia de Covid-19 e da subida do preço da madeira, as paletes EPAL tiveram um crescimento de 1.14%, 97.3 milhões de paletes em 2020 (2019: 96.2 milhões).
Os números de paletes reparadas decresceram ligeiramente. Mas no conjunto houve um aumento de produção e reparação de paletes de 0,5%, para 123.5 milhões de paletes (2019: 123 milhões de paletes)
«Este desenvolvimento positivo é particularmente notável, se se tiver em conta a quebra na economia que resultou da pandemia de Covid-19», afirmou Robert Holliger Presidente da EPAL. «Os efeitos adversos nas cadeias de abastecimento nacionais e internacionais representaram um desafio sem precedentes para os produtores e utilizadores da Euro Pallete da EPAL, que foi solucionado conjuntamente pelas duas partes com sucesso.»
Plataformas de carga EPAL: um elo indispensável nas supply chains da indústria e retalho
A produção e reparação de Paletes EPAL é considerado algo de “essencial” por muitos países europeus, devido à logística de paletes e especialmente pelo facto do sistema de pool da Euro Palete EPAL «ser vital para o transporte de mercadorias». Tanto para manter o abastecimento de géneros alimentares e outros bens essenciais para os consumidores, como para garantir que as supply chains da indústria e retalho funcionam.
«Para nós, é um marco de confiança que muitos dos transportes de vacinas para a Covid-19 foram feitos em Euro Paletes. As Euro Paletes da EPAL, cumprem os mais rigorosos padrões de segurança e confiança enquanto plataformas de carga, especialmente a temperaturas extremamente baixas, como as que são necessárias para o transporte de vacinas,» afirmou Robert Holliger.