Primark lança estratégia de sustentabilidade em toda a sua cadeia de fornecimento

A Primark anunciou hoje o lançamento da sua estratégia de sustentabilidade, concebida para reduzir o desperdício no sector da moda, diminuir para metade as emissões de carbono na sua cadeia de valor e melhorar as condições de vida das pessoas que produzem os seus produtos. A marca conta com 397 lojas em 14 países.

Com esta nova estratégia a 10 anos, designada Primark Cares, o retalhista internacional de moda compromete-se a mudar a forma como são produzidas as roupas sem que isso altere os seus «preços acessíveis», permitindo opções de compra mais sustentáveis.

Os novos compromissos assumidos pela Primark irão fazer com que toda a roupa da empresa seja produzida a partir de materiais reciclados ou de origem mais sustentável até 2030 o que actualmente já acontece em 25% de todas as vendas, conforme refere em comunicado. O passo seguinte é que todas as T-shirts básicas de homem, mulher e criança passem a ser feitas com algodão de origem sustentável, no próximo ano.

Esta estratégia abrange as próprias operações da Primark, bem como a sua cadeia de fornecimento global, e alarga os compromissos que a empresa já assumiu enquanto signatária das principais iniciativas da indústria. Isso inclui a Textiles 2030, a iniciativa WRAP para acelerar o movimento da indústria têxtil e da moda em direcção à circularidade e à mudança do sistema no Reino Unido. A empresa também é parceira da Ellen MacArthur Foundation para dar a conhecer o seu percurso no que diz respeito à circularidade, incluindo fazer todas as suas roupas recicláveis, por design, de modo a reduzir o desperdício têxtil

Para além de mudar a forma como as roupas são produzidas, a Primark irá trabalhar com os seus fornecedores para reduzir para metade as emissões de carbono da sua cadeia de valor, contribuindo para a transformação ao nível da indústria. Também serão eliminados todos os plásticos de uso único em toda a operação, reforçando os mais de 500 milhões de itens já eliminados.

A Primark irá também expandir o seu Programa de Algodão Sustentável e vai dar formação aos agricultores para utilizarem mais práticas agrícolas regenerativas, de forma mais sustentável, usando menos quantidade de água e menos produtos químicos. Esta formação será feita através da sua parceria com a CottonConnect, usando o Código de Algodão Regenerativo para «aumentar a biodiversidade, adaptar-se às mudanças climáticas e melhorar os meios de subsistência dos agricultores». A aposta recai ainda em melhorar as condições de vida das pessoas que produzem as roupas, «proporcionando um salário justo para os trabalhadores da sua cadeia de fornecimento e investindo em programas de formação que proporcionem melhores oportunidades para as mulheres».

Sobre estas mudanças, Nelson Ribeiro, Head of Sales da Primark Portugal, acredita que serão «bem recebidas» pelos clientes em Portugal. «As pessoas querem sentir que fazem escolhas acertadas, sustentáveis e com durabilidade, e que isso lhes está acessível.»

 

Written by